WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Em nota, Zé Raimundo lamenta morte do professor Ubiratan Castro

fonte_zeraimundoAssessoria Parlamentar

O deputado estadual Zé Raimundo prestou homenagem ao professor Ubiratan Castro, através do seu site, na tarde desta quinta-feira (3).

Homenagem a Bira Gordo

Vitória da Conquista, 03 de janeiro de 2013.

É com grande consternação que recebemos a notícia do falecimento de nosso amigoUbiratan Castro de Araújo.

Bira Gordo, como era carinhosamente chamado pelos amigos, teve sua vida marcada pela jovialidade, carinho e respeito. Acadêmico de primeira grandeza honrou sua trajetória com um conhecimento sólido, com os títulos adquiridos e, principalmente, com a difusão de seus saberes.

Sua extensa contribuição ao nosso povo se inicia com a formação de licenciado em História pela Universidade Católica do Salvador e Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia, posteriormente Bira se tornou Mestre em História pela Université Paris X-Nanterre e Doutor em História pela Université Paris IV-Sorbonne. A passagem pelo Centro de Estudos Afro-Orientais da Ufba (CEAO) e sua contribuição como presidente do Conselho para o Desenvolvimento das Comunidades Negras de Salvador (CDCN) o credenciaram para responsabilidades maiores e no primeiro mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva (entre 2003 e 2006), trabalhou com o ministro da Cultura, Gilberto Gil, presidindo a Fundação Cultural Palmares, ultimamente integrava o Governo Jaques Wagner, sendo diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, unidade da Secretaria Estadual de Cultura.

Todos que o conheceram reportam a ele os elogios dirigidos aos grandes mestres, pois nunca se dirigiu a outrem com soberba ou arrogância, pelo contrário, simples, afável e sempre com uma palavra de incentivo que norteavam as conversas com esse grandioso professor.

Seu legado de lutas pela universidade pública pela incansável peleja dos direitos dos negros e excluídos de nossa sociedade marcou sua vida pessoal e pública e deixam uma marca indelével na história contemporânea da Bahia. Suas contribuições ultrapassaram as barreiras do conhecimento acadêmico e seus saberes fincaram raízes na preservação da cultura do povo negro de nossa terra.

Ao nos deixar, lamentamos sua partida, mas ao mesmo tempo celebramos uma vivência que se torna inesquecível e abraçamos sua família como se fosse a nossa, pois sua ausência não será suficiente para apagar as melhores lembranças de nossas caminhadas.

Assim, nos despedimos do amigo, colega e companheiro de lutas Bira Gordo.

José Raimundo Fontes
Deputado Estadual

Leia também no VCN: