R7
A Globo emitiu nota ao blog hoje (terça, 8/1) negando que tenha ficado insatisfeita com a audiência da corrida São Silvestre (lei mais abaixo). Disputada pela primeira vez de manhã, a São Silvestre de 2012 rendeu 7,5 pontos à Globo, uma queda de 60% em relação à corrida de 2011, realizada no final da tarde, que cravou 18,6 pontos.

“Não estamos insatisfeitos com a São Silvestre. A audiência foi boa para o horário e a morte do atleta foi noticiada em nossos telejornais”, disse a Globo na nota ao blog.
Queda na audiência
A realização da tradicional corrida de São Silvestre na manhã do dia 31 de dezembro virou um problema para a Globo. Primeiro, porque a audiência desabou. Em 2012, a São Silvestre ocupou a faixa das 8h27 às 9h59 e rendeu apenas 7,5 pontos na Grande São Paulo. A audiência é um pouco superior ao que a emissora costuma registrar no horário, mas muito baixa para a corrida.
Em 2011, transmitida a partir das 17h02, a competição de rua rendeu 18,6 pontos à Globo. A queda, de um ano para o outro, foi de 60%. A corrida também registrou baixa na participação de televisores ligados. Foi de 32% em 2012, contra 41% em 2011. Ou seja, à tarde a corrida tem muito mais potencial de público na TV.
Morte de cadeirante
A São Silvestre de 2012 também desagradou à Globo por causa da morte do atleta Israel Cruz Jackson de Barros, de 41 anos. Ele perdeu o controle de sua cadeira de rodas em uma descida íngreme e se chocou violentamente contra um muro do estádio do Pacaembu. O blog apurou que a Globo já pediu à organização da São Silveste a volta da corrida ao final da tarde, bem como a mudança do percurso. Internamente na Globo, a falta de informação sobre a morte do cadeirante gerou uma pequena crise.
A largada dos cadeirantes ocorreu mais cedo, às 6h50. Segundo o site oficial da prova, às 7h35 Barros foi resgatado do local do acidente. Oficialmente, sua morte ocorreu às 8h50, quando a Globo já estava transmitindo o evento. Mas a Globo só noticiou a morte de Barros somente às 17h48, no Globo Notícia, mais de dez horas após o acidente.
O blog apurou que jornalistas da Globo culparam os realizadores da São Silvestre pela omissão do fato, uma vez que o comitê organizador da corrida só confirmou a história em nota publicada às 16h52. Assim como a Globo, todos os veículos de comunicação só noticiaram a morte no final da tarde de 31 de dezembro. Mesmo assim, a direção de jornalismo da emissora questionou profissionais: como um fato tão grave demorou tanto a ser informado ao telespectador da Globo, que tinha câmeras no percurso da prova e estava mobilizada para a cobertura da corrida?
















@vitoriadaconquistanoticias
Grupo WhatsApp