iG
Com aumento da demanda por smartphones e tablets, fabricantes de PCs enfrentam dificuldades em manter bom desempenho nas vendas durante o Natal.

As vendas de PCs caíram 6,4% no quarto trimestre de 2012 em todo o mundo, um resultado pior que o esperado pelos analistas da consultoria IDC, e que representa a primeira queda no número de computadores vendidos no mesmo período nos últimos cinco anos.
A oferta de mais dispositivos móveis, como smartphones e tablets, além do baixo impacto da chegada dos primeiros computadores com Windows 8 são os principais motivos apontados pela IDC. Segundo a IDC, o resultado no quarto trimestre de 2012 não foi uma surpresa, já que os fabricantes enfrentaram dificuldades no segundo semestre do ano. Os usuários, por outro lado, ainda estão confusos sobre o que escolher: um computador com Windows 8 e tela sensível ao toque ou um tablet.
“Embora o terceiro trimestre foi focado em limpar os estoques de computadores com Windows 7, uma pesquisa preliminar indica que isso não ajudou a impulsionar a chegada dos computadores com Windows 8 no quarto trimestre”, diz Jay Chou, analista de pesquisa sênior da IDC, em comunicado. “Perdidos em promover um computador centrado no toque, os fabricantes não ressaltaram outros recursos do Windows 8, como segurança e melhor experiência do usuário.”
HP continua na liderança
Apesar de apresentar crescimento mais lento que outras fabricantes durante o ano passado, a HP conseguiu manter as vendas de PCs no mesmo nível que no quarto trimestre de 2011 com a ajuda do Windows 8. Segundo a IDC, a empresa conseguiu aumentar as vendas nos Estados Unidos e em países da Ásia. Confira o desempenho das maiores fabricantes de PCs nos últimos trimestres no gráfico abaixo:
A Lenovo foi a única fabricante de PCs que aumentou suas vendas em relação ao quarto trimestre de 2011. A empresa vendeu 8% mais computadores, alcançando um recorde de 14 milhões de unidades. Contudo, o crescimento das vendas da empresa ficaram abaixo de alguns trimestres anteriores, quando ela conseguiu aumentar as unidades vendidas em 30%.
Entre os cinco maiores fabricantes de PCs, a Dell e a Acer tiveram as maiores quedas nas vendas, com 20,8% e 28,2% menos unidades, respectivamente. Segundo a IDC, um dos motivos para a queda nas vendas da Acer está relacionado a estratégia cautelosa da empresa em relação ao Windows 8, nova versão do sistema operacional da Microsoft.