WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

pel construtora

diamantina toyota

herrera hair institute

publique seus editais e documentos em nosso site

Continua após a publicidade..
VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

vida massa

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

F-1: Piloto baiano Luiz Razia é anunciado oficialmente pela Marussia e já está treinando


globoesporteGloboesporte.com

Vice-campeão da GP2, baiano de 23 anos será companheiro do britânico Max Chilton na escuderia: ‘Orgulhoso de dar o passo para a Fórmula 1’.

A Marussia anunciou oficialmente nesta manhã a contratação do brasileiro Luiz Razi. O baiano de 23 anos, – primeiro nordestino a chegar na Fórmula 1 – já pega o volante do MR02, o novo carro da equipe para 2013, nesta quarte-feira, no segundo dia de testes de pré-temporada no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, Espanha.

Baiano de Barreiras, Razia competia de ‘gaiolas’ no início da carreira

Sua estreia estava programada para quinta, mas foi antecipada porque seu novo companheiro, o britânico Max Chilton, danificou o carro ao bater no primeiro dia de atividades. Vice-campeão da GP2 em 2012, Razia foi reserva da equipe em 2010, quando o time se chamava Virgin.

– É fantástico voltar à Marussia e com muitas pessoas com quem trabalhei em 2010. Sei que esse time retribui a determinação e o sucesso de seus jovens pilotos. A intenção de seu programa é ser escola das próximas gerações de pilotos. Estou muito orgulhoso de dar o passo para um cockpit na Fórmula 1, particularmente no time que comecei essa jornada – disse o brasileiro.

Com a chegada de Razia, o Brasil mantém dois representantes na Fórmula 1. Felipe Massa segue na Ferrari enquanto Bruno Senna, sem vaga como titular, anunciou nesta terça-feira que disputará o Mundial de Endurance pela Aston Martin, que completa 100 anos.

Das ‘gaiolas’ à Fórmula 1: a trajetória de Luiz Razia

Das corridas de gaiola aos 12 anos na cidade de Barreiras (Bahia), onde nasceu em abril de 1989, até a F-1, foi um longo caminho. Sua carreira em monopostos começou em 2005, na F-Renault 2.0 Brasil e na Fórmula 3 Sulamericana, categoria pela qual sagrou-se campeão no ano seguinte. Em 2007, o baiano fez boa temporada na Euro 3000, além de algumas participações na World Series. Sua história na GP2 começou em 2008, com a entrada na divisão asiática da categoria. Nos três anos seguintes, fez temporadas discretas por equipes médias. Paralelamente, alimentava o sonho da F-1 ao ao participar de testes de jovens pilotos na VRT (atual Marussia) em 2010 e na Team Lotus (hoje Caterham) em 2011.

Razia já foi para a pista com o carro da Marussia nesta quarta-feira, nos testes

Depois de quase ser obrigado a deixar o automobilismo, teve a grande oportunidade da carreira em 2012. Ele entrou na Arden, de Christian Horner, chefe da RBR, bicampeã mundial de pilotos e construtores na F-1. Razia agarrou a chance com unhas e dentes. Fez uma temporada brilhante, com quatro vitórias, e por pouco não faturou o título, que ficou com o italiano Davide Valsecchi (novo piloto reserva da Lotus). E 2012, o baiano também participou dos testes para novatos pela Force India e STR. Ciente que em tempos de crise econômica mundial, as equipes de F-1 também buscam um suporte financeiro, ele reuniu patrocinadores e conseguiu, enfim, realizar seu grande sonho. Porém, ele lamenta que, para alcançar seu objetivo, não contou com o apoio de investidores nacionais.

A busca por um lugar ao sol não foi fácil. Razia manteve conversas com diversas equipes do grid, como STR, Force India, Caterham e Marussia. A princípio, o baiano lutava por um cockpit em uma equipe do pelotão intermediário. Como a filial da RBR manteve a dupla Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne e a concorrência na Force India era grande, o baiano então apostou suas fichas nos times menores. O objetivo maior era estar no grid da F-1 para, aí sim, começar a construir uma história na categoria máxima do esporte a motor.

Razia foi vice-campeão da GP2 em 2012. Italiano Davide Valsecchi ficou com a taça
Leia também no VCN: