WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

Decisão pegou todos de surpresa, diz porta-voz do Vaticano sobre renúncia de Bento XVI

fonte_terraTerra

Segundo Federico Lombardi, Bento XVI passará por período na casa de verão do Vaticano, próximo à Roma e depois viverá na residência reclusa, na sede da Igreja Católica.

O porta-voz do Vaticano disse, em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, que todos “foram pegos de surpresa” com a decisão do papa Bento XVI, inclusive seus assistentes mais próximos. O padre Federico Lombardi disse que o Papa deve continuar em “total comando” da Igreja até as 19h (17h de Brasília) do dia 28 de fevereiro.

Na coletiva, Lombardi salientou que a possibilidade da renúncia papal está prevista no Cânone 332 e que deve ser tomada por uma decisão pessoal após reflexão. Ele afirmou que a decisão de Bento XVI não está relacionada com dificuldades em seu papado, apenas com problemas de saúde. O porta-voz disse que o novo Conclave para eleger um novo Papa deverá ser realizado em algum ponto de março, antes do final do mês. Bento XVI não irá participar da escolha, segundo Lombardi.

O porta-voz também anunciou Bento XVI deve ir a residência papal de verão, nas proximidades de Roma, após sua renúncia entrar em efeito. Posteriormente, o Papa deve retornar ao Vaticano para morar em uma residência reclusa. Lombardi disse que o Sumo Pontífice deve agora se dedicar a oração, a escrever e ao estudo.

A decisão da renúncia de Bento XVI foi anunciada nesta segunda-feira pelo próprio Sumo Pontífice, primeiro aos cardeais do Vaticano em reunião privada e posteriormente em um comunicado. O Papa alegou motivos de saúde para tomar sua decisão. Ele disse não estar em condições adequadas para cumprir suas funções.

Leia também no VCN: