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Fiol: Rui Costa soube da suspensão de licitação pela imprensa e diz que obra prossegue

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Pré-candidato ao Governo da Bahia, chefe da Casa Civil disse que suspensão do edital que contemplava a Valec, na compra de trilhos, não paralisará a obra como “um todo”.

Depois de sofrer atrasos por problemas ambientais, problemas com desapropriações etc., a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, obra do governo federal tão comemorada e propagada pelo governo do estado, vai sofrer novo atraso. Desta vez, por problema com licitação para compra de trilhos.

Interessante foi a resposta do chefe da Casa Civil da Bahia e possível candidato do PT à sucessão de Jaques Wagner, Rui Costa. Em entrevista a um jornal, o secretário disse que ficou sabendo do problema pela imprensa. Mas a suspensão da licitação, por tempo indeterminado, não é motivo de preocupação para Rui Costa. “A entrega da remessa de trilhos irá, de fato, causar algum atraso no cronograma. Mas isso não significa que as obras serão paralisadas no seu todo”.

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovia S.A, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, suspendeu uma licitação milionária para a aquisição de trilhos, segundo matéria do Valor Econômico. De acordo com a publicação, o processo recebeu uma única proposta comercial, feita pelo consórcio PNG Brasil Produtos Siderúrgicos e Pangang Group International Economic & Trading. No pregão, o valor do contrato foi fechado em R$ 477,2 milhões.

O objetivo era comprar 147 mil toneladas de trilhos para serem instalados entre os municípios de Ilhéus, no litoral sul baiano, até Barreiras, no oeste do estado. A suspensão do leilão, no entanto, não tem data para terminar. A decisão da Valec se baseou em deliberação do Tribunal de Contas da União (TCU), tomada no último dia 21. Depois de analisar um agravo apresentado pela estatal, a Corte decidiu manter a suspensão cautelar de um primeiro edital, que a Valec havia elaborado para compra de trilhos da Ferrovia Norte-Sul, outro empreendimento que está sob sua responsabilidade.

Como o TCU decidiu manter a paralisação do edital da Norte-Sul, a Valec achou que seria melhor evitar desgastes com a corte de contas e, por iniciativa própria, suspendeu a licitação da ferrovia baiana. A Fiol é uma ferrovia a ser construída para ligar Ilhéus (BA) a Figueiropólis, no estado do Tocantins, cortando toda a Bahia no sentido Leste-Oeste. A ferrovia, segundo seu projeto original, vai percorrer, ao todo, 1.500 quilômetros, tendo como zona de influência 49 municípios baianos num trecho de 1.100 quilômetros.

Sem a Fiol, inclusive, não há viabilidade para outra obra de grande porte, o Porto Sul, que está sendo construído em Ilhéus. Com investimentos da ordem de R$ 3,5 bilhões e área total de 1,8 mil hectares, o porto é defendido como empreendimento crucial para viabilizar o escoamento de minério do Sertão baiano, por ser o destino final da Fiol.

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