Info Online
Em setembro, Apple valia US$ 650 bilhões. Agora, não passa de US$ 400 bi. CEO evangeliza “nova linha de produtos” para tentar conter derretimento das ações.
No mesmo dia que foi apontada pela revista Fortune como a empresa mais admirada do mundo, a Apple teve seu valor de mercado reduzido para menos de 400 bilhões de dólares. Com as ações negociadas a 422 dólares, o valor de mercado da companhia caiu para cerca de 397 bilhões de dólares.
Desde janeiro de 2012, o valor se mantinha acima da casa de 400 bilhões de dólares, com pico de 650 bilhões de dólares, em setembro do ano passado. Na semana passada, o CEO da Apple, Tim Cook, afirmou, em conversa com investidores, compreender a decepção deles com o momento da empresa. Entretanto, o executivo afirmou que a Apple possui planos de longo prazo.
Cook afirmou também que a empresa está trabalhando com novas categorias de produtos, como indica rumores sobre o iWatch, um novo relógio inteligente com iOS embarcado. Com a queda dos dividendos pagos, os investidores pressionam a Apple para que ela compartilhe uma fatia maior dos 137 bilhões de dólares que tem em caixa e em títulos. Para a Fortune, apesar do momento difícil, “a Apple continua a ser um colosso financeiro, que obteve 13 bilhões de dólares em receita líquida no último trimestre, tornando-se a empresa mais rentável do mundo nesse período”.