WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Prefeitura e Governo da Bahia discutem o ‘Programa Pacto Pela Vida’ em Vitória da Conquista

pmvcSecom | PMVC

Vitória da Conquista é um dos três municípios do interior baiano, a contar com uma Base Comunitária de Segurança, que integra o Programa.

Na tarde desse sábado, 23, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, acompanhado pelo vice, Joás Meira, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, recebeu no Gabinete Civil da Prefeitura a secretária estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Maria Moraes, a coordenadora estadual de Gestão do Suas, Celeste Vianna e a superintendente estadual de Inclusão e Assistência Alimentar, Marlúcia Nunes. Em pauta, o Programa Pacto Pela Vida, desenvolvido pelo Governo da Bahia, por meio de 13 secretarias estaduais, com o objetivo de reduzir os índices de violência.

“A nossa secretaria, a Sedes, coordena a Câmara de Prevenção Social do Pacto pela Vida e para fazermos esse trabalho, ou seja, construir os diferentes equipamentos sociais capazes de garantir direito e criar uma ambiência propícia ao desenvolvimento, essa parceria: Estado e Município é fundamental”, explicou a secretária.

“E como Conquista é uma das cidadesais avançadas no quesito da área social, fizemos questão de fazer essa primeira visita pra, juntos, construirmos o momento de escuta da sociedade e de construção de diagnóstico e pensarmos as alternativas que vão contribuir para a política de segurança pública. Foi um encontro muito bom”, destacou Maria a respeito do objetivo da reunião.

Com relação a essa metodologia da Câmara de Prevenção Social do Pacto Pela Vida a ser desenvolvida na cidade, o prefeito Guilherme lembrou a existência de importantes ferramentas de participação popular que acontecem nas zonas urbana e rural de Vitória da Conquista, a exemplo dos conselhos municipais, do Orçamento Participativo e das rodas de conversa. Ele também realçou a importância da parceria entre ambos os entes. “É importante essa presença do Estado no Município, essa junção de esforços”, disse.

Opinião compartilhada pelo secretário Miguel Felício: “A secretária apresentou propostas para serem desenvolvidas em parceria com o Município e nós consideramos uma ação muito positiva. Ficamos bastante satisfeitos com a presença dela aqui e com os encaminhamentos que teremos daqui pra frente. O Pacto Pela Vida é uma ação que veio ajudar bastante no combate a violência”, realçou.

Política de Segurança Pública

Vitória da Conquista é um dos três municípios do interior baiano, a contar com uma Base Comunitária de Segurança, que integra o Programa Pacto Pela Vida. Instalado no Loteamento Nova Cidade em novembro de 2012, o equipamento foi solicitado pelo prefeito Guilherme Menezes em conjunto com o deputado estadual Marcelino Galo, durante uma reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, em maio de 2012.

Também participaram da reunião desse sábado, o assessor especial do Gabinete, Gildásio Silveira, os coordenadores municipais da Proteção Social Especial, Kátia Freitas, da Proteção Social Básica, Cinara Ferraz, e de Políticas Especiais de Inclusão, Jaimilton Fernandes e a assessora jurídica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Regina Guimarães.

Leia também no VCN: