WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

publique seus editais e documentos em nosso site

Continua após a publicidade..
VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

vida massa

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Águas das chuvas provocam extravasamento de esgoto em Vitória da Conquista


Ascom | Embasa

Embasa comemora melhora no nível das barragens, mas chama atenção para condição do sistema de esgotamento na cidade.

Se por um lado as chuvas registradas nos últimos dias têm contribuído para melhoria dos níveis das barragens que abastecem Vitória da Conquista, por outro têm causado impactos na rotina da cidade provocando alagamentos de ruas e inundações em imóveis e estabelecimentos comerciais.

Outro fator registrado com frequência nos períodos chuvosos em Vitória da Conquista é o extravasamento na rede de esgotamento sanitário causado pelo grande volume de água de chuva descartada indevidamente na tubulação. O transbordamento resulta em esgoto correndo pelas ruas causando prejuízos à população, especialmente aos moradores das partes baixas dos bairros devido à inexistência de saída para o excesso de água.

Ocorre que a rede de esgotamento sanitário é construída para receber apenas o esgoto de imóveis e não para transportar a água das chuvas que chegam às residências ou mesmo escoar água de ruas alagadas. “A forma correta de manejar a água das chuvas é utilizar as galerias e canais de drenagem, uma vez que estes espaços são projetados para receber grande volume”, explica o engenheiro Álvaro Aguiar, gerente do Escritório Local da Embasa em Vitória da Conquista.

Além do descarte indevido das águas de chuva, durante a limpeza da tubulação a Embasa também constata o mau uso do sistema evidenciado pela retirada de grande quantidade de resíduos sólidos. O lixo acumulado na rede impede a passagem do fluxo de esgoto e, por este motivo, uma pressão é criada internamente até conseguir evacuar em tampas de esgoto centralizadas nas ruas, na caixa de inspeção (fixada nas calçadas dos imóveis) e até mesmo dentro dos imóveis.

Por este motivo, a Embasa vem alertando sobre a importância da correta utilização da rede de esgoto para evitar sujeira e o mau-cheiro nas ruas da cidade de um lado, e garantir saúde, bem-estar e qualidade de vida, por outro. Em caso de problemas ou ligações clandestinas ligue para o teleatendimento gratuito 0800 0555 195 e informe e denuncie a Embasa. (Foto: Karisma News)

Leia também no VCN: