WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

hospital samur

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Produtor culpa Coelba por morte de 20 mil frangos em granja de Cachoeira, no Recôncavo

tv sudoeste bahiaRede Bahia | G1

Adab confirma que mortes ocorreram por ‘estresse calórico’. Queda de energia desligou aparelhos que fazem refrigeração de granja. Bichos foram levados para aterro sanitário. Prejuízo chega a R$ 200 mil.

O forte calor foi confirmado como a causa da morte de mais de 20 mil frangos em uma granja localizada em Cachoeira, no recôncavo da Bahia. Segundo a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), uma queda de energia provocou o desligamento dos aparelhos responsáveis pela ventilação do local, na quarta-feira (1°).

“Foi constatado que houve uma queda de energia e essa queda, como se prolongou, deixou os ventiladores desligados. Os frangos morreram por estresse calórico. Não foi problema sanitário.Todas as outras aves estão com saúde perfeita”, relata Aurino Soares, coordenador regional da Adab. Segundo Mariza Muniz, gerente administrativa da Granja Carolina, os frangos mortos começaram a ser levados para um aterro sanitário que está situado em Muritiba, na tarde desta sexta-feira (3). Ela conta que serão necessários entre três e quatro veículos.

Caso

Segundo a empresa responsável pela granja, o problema de energia fez com que o sistema de refrigeração do local não funcionasse. A estabelecimento fica no distrito de Belém.

“Ontem [quarta-feira] de manhã houve um problema na granja e os empregados ligaram para a gente. Mandamos um funcionário e, quando ele chegou lá ele, constatou que uma fase não estava funcionado. A rede aqui tem três fases e os aparelhos [eletrônicos] só funcionam com as três redes. A gente ligou pra Coelba umas 10h, eles disseram para esperar mais três horas, mas só apareceram lá quando deu 20h. Eles resolveram o problema, mas, quando foi no outro dia, 22 mil frangos foram encontrados mortos”, explicou a Mariza Muniz. Por meio de nota, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que irá apurar o caso. O prejuízo estimado pela empresa é de cerca de R$ 200 mil.

Leia também no VCN: