WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Tragédia na BR-101: Ônibus estava a 80km/h e motorista pode ter dormido no volante, diz a polícia

fonte_atarde_3A Tarde

Os peritos também trabalham com a hipótese de que uma neblina pode ter prejudicado a visão do motorista e provocado o acidente.

O ônibus interestadual da empresa Águia Branca, que se envolveu em um acidente e deixou 10 pessoas mortas nesta quarta-feira, 15, na BR-101, estava a 80km/h antes de sair da pista, conforme aponta a perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas (distante a 801 km de Salvador).

Ainda de acordo com os peritos do DPT, o acidente pode ter sido causado por uma perda de atenção do motorista Maurício de Souza, de 34 anos. No local, tem uma placa que sinaliza a curva, onde o ônibus caiu em uma área de matagal à beira da pista. Conforme os peritos, é provável que o motorista, que também morreu no acidente, não tenha visto a sinalização por ter cochilado ao volante. Outra hipótese é a de que ele tenha passado mal.

Para os investigadores, a pista estava em boas condições e não havia sinal de freagem do veículo. Os peritos também trabalham com a hipótese de que uma neblina pode ter prejudicado a visão do motorista e provocado o acidente. O corpo do condutor vai ser submetido a uma necrópsia no IML, o que deve indicar se ele teve um mal súbito. As imagens da câmera instalada no ônibus serão encaminhadas para o DPT, o que deverá ajudar os peritos nas investigações.

Dentro do limite

A Viação Águia Branca informou, por meio de nota, que, inicialmente, descarta a possibilidade de excesso de velocidade, em razão do sistema de telemetria e GPS presentes em todos os veículos da empresa. “Com o sistema, a empresa monitora a condução dos ônibus dentro do limite de velocidade considerado seguro para cada trecho do percurso”.

A empresa também descartou a possibilidade de que o motorista tenha dormido ao volante. “O motorista era acompanhado pelo programa da empresa chamado Medicina do Sono, que monitora a alimentação, saúde e qualidade do sono dos seus motoristas. O motorista passou pelo teste de vigília e bafômetro, antes de sair com o ônibus da garagem da empresa, às 22h10. No teste de vigília, ele precisa ligar pontos dentro de um tempo padrão. O resultado garante que esteja alerta para iniciar a viagem”.

“Às 2h50, o motorista esteve na sala de estimulação no município de São Mateus, onde permaneceu por 15 minutos submetendo-se à estimulação física e luminosa. Nesta parada o motorista também tem a sua alimentação balanceada e controlada, como parte do programa Medicina do Sono”, informou a empresa.

Acidente

O acidente aconteceu no quilômetro 896 da BR-101, próximo ao município de Teixeira de Freitas,  por volta das 5h20. O motorista do veículo perdeu o controle no trecho conhecido como Curva da Tarifa e o ônibus caiu em uma ribanceira. Conforme a Águia Branca, o ônibus saiu da rodoviária de Vitória, às 23 horas, com 27 passageiros e seguia para Itamaraju. No município de Linhares (ES), foram embarcados outros 4 passageiros e 2 desembarcaram no município de São Mateus (ES).

“Uma equipe da Viação Águia Branca foi imediatamente ao local prestar apoio às vítimas, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, e confirmaram nove mortos – sendo seis mulheres e três homens, entre eles o motorista”. Vinte pessoas foram hospitalizadas no Hospital Regional de Teixeira de Freitas. Uma delas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade médica. Outros 20 permanecem internadas. “Além desses passageiros adultos, existe também internada uma criança de 2 anos. A informação do hospital é de que ela se encontra fora de perigo”, comunicou a empresa, informando que está prestando toda a assistência aos familiares e vítimas em atendimento no hospital.

Leia também no VCN: