WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

hospital samur

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Audiência Pública na Câmara de Conquista tratou da construção da barragem do Rio Catolé

Ascom | Embasa

Enquanto a nova barragem não ficar pronta, ficou acertado que Água Fria I e II também serão abastecidas pelo rio Catolé, através de sistema adutor, para encerrar em definitivo o problema do racionamento de água na cidade.

O projeto de construção das barragens dos rios Pardo e Catolé para garantir segurança no abastecimento humano, em Vitória da Conquista, foi tema de audiência pública, na Câmara de Vereadores, na manhã desta sexta (17). Durante o evento, o superintendente de Projetos da Embasa, Arnor Fernandes, revelou que a licitação para contratação da empresa que realizará a obra da Barragem do Rio Catolé deve ser publicada no próximo mês.

Já o secretário de Infraestutura e Mobilidade Urbana, Luiz Alberto Sellmann, explicou que a Barragem do Rio Pardo, cuja construção está a cargo do poder municipal, vai garantir infraestrutura hídrica para abastecimento humano, irrigação e produção de energia elétrica. A Barragem do Catolé será construída a uma distância de 15 quilômetros (km) da atual barragem de Água Fria II, localizada no município de Barra do Choça.

Até a conclusão da obra, com prazo previsto de 36 meses a partir da ordem de serviço, as barragens Água Fria I e II passarão a ser alimentadas também pelo Rio Catolé, pois um sistema adutor de 24 km será implantado, em regime de urgência, para bombear 300 litros de água por segundo do rio Catolé para os dois reservatórios e, assim, aumentar a disponibilidade de água para abastecer a cidade. “Esta obra será iniciada em junho e terá um prazo de seis meses para ser concluída”, informou Arnor Fernandes.

A barragem custará R$ 140 milhões e ocupará uma área total de bacia hidrográfica de 761 quilômetros quadrados com espelho d’água de 160 hectares. Sua extensão será de 347 metros e altura máxima de 53 metros. Com isso, será possível armazenar 23,4 bilhões de litros, volume quatro vezes maior do que a atual capacidade de acumulação das barragens Água Fria I e II. Os três reservatórios vão permitir a captação de mil litros de água por segundo para tratamento e distribuição pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Vitória da Conquista.

Em sua exposição, o gerente regional da Embasa, José Olímpio, ressaltou que, além da obra emergencial e da construção da nova barragem, a empresa também ampliará o SIAA de Vitória da Conquista com a implantação de 140 km de adutora, 122 km de rede de distribuição, construção de novos reservatórios e modernização da estação de tratamento. “Somente para abastecimento humano, a Embasa estará investindo cerca de R$ 236 milhões em Vitória da Conquista”, pontuou.

Leia também no VCN: