WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Ex-prefeito de Ilhéus tem a casa vasculhada pela Polícia Federal

fonte_tribunaTribuna da Bahia

Agentes foram em busca de documentação que auxilie na elucidação das denúncias contra Newton Lima (PSB).

Foi deflagrada nessa quinta-feira (18/7), no município de Ilhéus, a operação Pelargós, da Polícia Federal (PF). O objetivo é combater os desvios de recursos públicos para atender o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar nos anos 2009/2010.

A fraude consistiu, basicamente, segundo informações da PF, no uso de empresas “laranjas” com o objetivo de participar de processos licitatórios de forma fraudulenta, de modo que quem efetivamente prestaria o serviço seria a empresa pertencente ao grupo criminoso. Em contrapartida, pelo menos duas campanhas políticas foram beneficiadas com verbas da quadrilha.

Além das fraudes no processo de escolha da empresa vencedora, foram comprovadas as participações de um ex-vereador, cujo nome não foi revelado, e do ex-prefeito de Ilhéus Newton Lima (PSB) no período de 2009 a 2012, tendo estes políticos, conforme o órgão, recebido doações de campanha de uma das empresas envolvidas. Newton Lima teve sua casa visitada pelos agentes em busca de documentação que auxilie na elucidação das denúncias. Os irmãos do ex-vereador, inclusive, já constaram na folha de pagamentos de uma das empresas.

A PF destacou ainda que os ônibus utilizados pela empresa prestadora do serviço de transporte não atendia à legislação de trânsito, não possuindo sequer pedido de alvará, principalmente no tocante aos itens de segurança, além do que os motoristas credenciados não tinham o curso específico para o transporte escolar, deixando as crianças transportadas expostas ao perigo de acidentes.

O ex-prefeito foi procurado pela Tribuna, mas não foi localizado. A prefeitura, por sua vez, informou, através de nota, que na manhã dessa quinta-feira (18/7) o secretário de Administração, Ricardo Machado, seguindo a determinação do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, acompanhou agentes da Polícia Federal, nas instalações da sede.

Foram entregues à PF as cópias dos pregões números 06 e 20 do ano de 2009, a dispensa de licitação por emergência 04/2009 e os respectivos contratos que derivaram estas licitações. Ainda, atendendo à requisição da polícia, a prefeitura também designou três servidores da comissão de licitação para prestar esclarecimentos à polícia.

Apenas os processos de pagamento das empresas que ganharam as licitações, que se encontram no setor de contabilidade, não foram entregues à polícia, porque não havia servidores atuando no setor, por conta da paralisação dos servidores. Contudo, o secretário assegurou que os documentos serão encaminhados à PF assim que os servidores voltarem aos seus postos.

Leia também no VCN: