AutoEsporte
| G1
Carro será um modelo mundial, afirma a fabricante. É o 2º produto global criado em Camaçari, de onde saiu o novo EcoSport.
A Ford apresentou nesta quarta-feira (13), em Camaçari (BA), o Ka Concept, que será base para a nova geração do hatch. De acordo com a montadora, o carro será um modelo global, isto é, será vendido no Brasil e em outros países. Uma das novidades é a configuração com 4 portas, enquanto as gerações anteriores tinham apenas opções de 2 portas.
“Este é o 2º produto global vindo do Brasil e ainda virão outros marcos. O melhor está por vir, começando pelo novo Ka”, disse Bill Ford, bisneto do fundador Henry Ford e atual presidente do conselho mundial da marca, em Camaçari. Já de acordo com Joseph R. Hinrichs, presidente da Ford das Américas, o novo Ka terá o menor consumo da categoria e sistema multimídia SYNC.
O projeto é do Centro de Desenvolvimento de Produto e Design da montadora em Camaçari (BA), de onde também saiu, no ano passado, o novo EcoSport, outro modelo vendido no país e em diversos mercados internacionais.
Durante a apresentação, o presidente da Ford América do Sul, Steven Armstrong, anunciou que a empresa vai aumentar a capacidade da planta de Camaçari – atualmente capaz de construir 250 mil veículos por ano – e terá uma fábrica de motores no local, prevista para 2014. Quando chegar ao mercado, no próximo ano, o novo Ka terá como rivais VW Gol, Fiat Palio, Chevrolet Onix e Hyundai HB20 – todos em suas versões equipadas com motor 1.0.