WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Ilhéus decreta emergência após temporais e Defesa Civil faz reunião para definir atuação

fonte_ibahiaiBahia

Cidades da região sul do estado sofrem com chuvas fortes nesta quinta. Superintendente afirma que vai saber sobre necessidade de cada cidade.

Ilhéus decreta estado de emergência por conta das chuvas na Bahia (Foto: Alfredo Filho/Secom Ilhéus)A cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, declarou estado de emergência devido às fortes chuvas que atingem o local nesta quinta-feira (28). A região é uma das que sofre com consequências da tempestade que assola o estado. Representantes de municípios da faixa litorânea baiana realizam uma reunião iniciada por volta das 20h sobre a situação de cada cidade.

De acordo com Salvador Brito, superintendente estadual da Defesa Civil, as prefeituras estão fazendo o levantamento dos estragos e adianta que localidades como Itacaré, Nilo Peçanha, Valença e Itaperoá estão em situação grave. “Esses locais estão com muitos problemas de alagamento, deslizamento e enxurradas. Uma rodovia estadual que dá acesso à Valença foi interditada porque o rio encheu muito. A chuva não para”, afirma.

Em Ilhéus, a prefeitura informa que decretou situação de emergência para viabilizar o socorro às vítimas e adotar medidas para corrigir os problemas causados com as chuvas. Além disso, foi criada a Central de Operações no Estádio Mário Pessoa, um órgão que reúne Defesa Civil e secretarias como a de esenvolvimento Urbano (Sedur) e de Desenvolvimento Social.

Na cidade de Itabuna, também no sul da Bahia, mais de 200 pessoas estão desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil de Itabuna, já choveu cerca 40mm na cidade e a estimativa é que chova mais 60mm ainda nesta quinta-feira. São 20 casas toalmente destruidas. Brito afirma que, na reunião, a Defesa Civil vai ter conhecimento sobre as necessidades de cada cidade afetada.

“Vamos mobilizar recursos existentes, seja para apoio em equipamento para desobstruir ruas e canais, além de estabelecer acessos e apoiar a manutenção de abrigos públicos. Vamos identificar isso agora à noite”, relata o gestor da Defesa Civil. Os desabrigados estão sendo levados para abrigos temporários no Parque de Exposições, campo de futebol da cidade, escolas e ginásios de esporte que se encontram em zonas fora de perigo. A Defesa Civil também registrou a queda de duas pontes, uma no bairro de Nova Califórnia que dá acesso a um condomínio e outra no bairro de São Roque.

Leia também no VCN: