WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

secom bahia

pel construtora

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Barragem do Loreano enche e beneficia famílias da região da Roseira, em Vitória da Conquista

fonte_pmvcSecom | PMVC

Primeiro, o reservatório foi desassoreado; após encher, teve a estrutura de sua tapagem reforçada pela Prefeitura Municipal.

Construída na década de 70, a “Barragem do Loreano”, como é popularmente conhecida, beneficia centenas de famílias que vivem no entorno do povoado da Roseira, na região do distrito de José Gonçalves. Em razão das chuvas que caíram na região nos últimos meses, o reservatório ostenta, hoje, um vistoso espelho d’água. Isso foi possível graças a um intenso trabalho de revitalização, realizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Desenvolvido em etapas, o serviço começou em 2009, quando a barragem ainda estava seca. A Prefeitura realizou ali um trabalho de desassoreamento, o que resultou na limpeza total da área interna e multiplicou a capacidade de acumulação de água. No entanto, dada a estiagem que vitimou toda a região durante os dois anos seguintes, o reservatório permaneceu vazio. Nesse período, principalmente a partir de 2011, a Prefeitura promoveu a limpeza e a ampliação de mais de 300 açudes e aguadas na zona rural.

Em 2012, com as primeiras chuvas após o rigoroso período de seca, a Barragem do Loreano, enfim, voltou a encher – e, Barragem na região da Roseira por conta do desassoreamento, com uma quantidade de água bem maior do que antes. No final de 2013, com novas chuvas e o aumento do volume de água, foi detectado um ligeiro vazamento na tapagem. Prontamente, o Governo Municipal enviou outra vez as máquinas e os operários ao local, desta vez para realizar os reparos necessários. Além de conter a fuga de água, a equipe técnica reforçou a estrutura da tapagem. “É um cuidado que o Governo Municipal tem, não só nesse caso, mas também em várias outras aguadas”, explica o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire. “Quando a comunidade nos procurou, nós buscamos a solução de consertar o vazamento, para que não se perdesse a água que é tão preciosa para a comunidade da zona rural”, acrescentou.

‘Democracia e participação popular’

Além do reforço feito na tapagem, evitando a perda de tão importante recurso natural, o Governo Municipal se dedica, hoje, a outra demanda que também envolve a Barragem do Loreano. Com o reservatório cheio, a comunidade se valeu do Orçamento Participativo para solicitar a implantação de um sistema simplificado que bombeie água da barragem para algumas famílias da Roseira. A reivindicação foi uma das demandas aprovadas no 10º Congresso do OP, realizado em junho de 2013. Por isso, consta da agenda de prioridades atuais da Prefeitura. “Procuramos primeiro sanar o problema do vazamento para que realmente a barragem acumulasse água. E, em seguida, colocamos no nosso planejamento esse bombeamento de água”, afirma Odir. “É um exemplo de democracia e participação popular, por parte da comunidade”.

Leia também no VCN: