WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Carnaval teve redução de 28% nos casos de violência, diz Wagner

tv sudoeste bahiaRede Bahia | G1

Jaques Wagner e ACM Neto divulgaram balanço da folia nesta quarta-feira. Durante festejos foram recolhidas mais de 1,3 mil toneladas de lixo nas ruas.

Governador (Foto: Carol Garcia/ Governo da Bahia)Houve redução média de 28% nas ocorrências policiais registradas durante o carnaval de 2014 em relação ao ano passado. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (5), durante balanço da folia feito pelo governador Jaques Wagner. Foram 828 ocorrências contra 1,150 no ano passado.

Wagner classificou a festa desse ano como mais organizada e a melhor dos seus oito anos de gestão. O Prefeito ACM Neto, que também concedeu entrevista coletiva para falar do resultado da folia, avaliou como positivas as mudanças no circuito do Osmar (Campo Grande), a criação do Furdunço e o desfile do Afródromo.

Saúde

Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), houve redução de 30,8% no número de atendimentos na rede estadual. De sexta-feira (28) até esta quarta-feira, 150 pessoas foram atendidas, contra 217 em 2013. A secretaria informou que os casos de agressão física foram responsáveis pelo maior número de atendimentos, com 83 situações, seguidos de queda (26), intoxicação (10), arma de fogo (8) e arma branca (8). O Hospital Geral do Estado (HGE) contabilizou o maior número de atendimentos, com 103 registros, seguido do Hospital Ernesto Simões Filho, com 21, e Unidade de Emergência do Curuzu, com 12 atendimentos cada.

As duas ocorrências de maior gravidade aconteceram no sábado (1º), uma nas proximidades dos Aflitos, quando um folião foi atingido por arma de fogo e foi a óbito, e a outra no circuito Barra-Ondina, quando uma turista alagoana de 50 anos sofreu uma parada cárdio-respiratória. Ela foi socorrida, mas não resistiu e foi óbito no circuito. Já a Secretaria Municipal de Saúde informou que até as 6h desta quarta-feira foram contabilizados 5.486 atendimentos nos módulos de assistência à saúde instalados nos circuitos da folia, o que representou um decréscimo de 18% em relação ao mesmo período do ano passado.

A secretaria afirma que foram 879 agressões físicas, 531 ferimentos acidentais, 517 intoxicações alcoólica (517), 499 casos de tontura e 459 cefaleia. O circuito Osmar (Campo Grande) respondeu por 51% dos registros de agressão física, seguido dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), com 48%, e Batatinha, com 1%. Segundo a secretaria municipal, a faixa etária que concentrou maior número de atendimentos foi de 20 a 29 anos (1.893 casos), seguida de 30 a 39 anos (1.364) e de 40 a 49 anos (713). Dos pacientes atendidos, 57% foram do sexo masculino.

Limpeza e apreensões

CARNAVAL DE SALVADOR; LIMPEZA (Foto: Valter Pontes / Agecom)Para limpar as vias após as noites de folia foram utilizados 5,4 milhões de litros de água e 19.790 litros de detergente. Segundo a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), da quarta-feira (26) até a terça-feira (5) foram recolhidas mais de 1,3 mil toneladas de lixo nos três principais circuitos do Carnaval e nos bairros onde houve programação da folia. A Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF) apreendeu 6.507 armas brancas, entre espetinhos (69%), garrafas de vidro (25%), facas (3%) e barras de ferro (1%). Também foram recolhidos 17.239 itens proibidos, como bebidas não-autorizadas (8.134 unidades); 110 carros de mão; 121 cadeiras plásticas, 99 carrinhos de supermercado e bebê, 49 engradados e mais de 300 litros de bebidas artesanais diversas (a exemplo do “príncipe maluco”), dentre outros. Ano passado, o total de apreensões foi de 25.745 itens.

Leia também no VCN: