WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

publique seus editais e documentos em nosso site

Continua após a publicidade..
VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

vida massa

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Motor 1.0 do Novo Ka será mais potente que rivais, diz a Ford

fonte_blogdomarceloAuto Esporte

Equipamento produzido na Bahia será o primeiro três cilindros da marca. Lançamento do modelo está previsto para 2º semestre deste ano.

A Ford apresentou nesta quarta-feira (9) os detalhes do novo motor que será fabricado em Camaçari (BA) e vai equipar o Novo Ka, cujo lançamento é previsto para o segundo semestre deste ano. Segundo a montadora, o bloco será 1.0 litros, o primeiro da marca com 3 cilindros flex -a maioria dos carros do segmento utiliza blocos de 4 cilindros.

Ainda de acordo com a Ford, o propulsor desenvolve 85 cavalos de potência, com etanol, e 80 cv, com gasolina, a 6.500 rotações por minuto. Isso o deixa à frente de rivais que também possuem versão 1.0 flex, como o Volkswagen Gol (76 cv com álcool), Fiat Uno e Palio (75 cv), Chevrolet Onix (80 cv) e Hyundai HB20 (80 cv), que também utiliza um bloco de 3 cilindros. Outro que aderiu “à moda” de um cilindro a menos, o recém-lançado Volkswagen Up!, também é menos potente: 82 cv.

O antigo Ka tinha um motor de 72 cv (também quando abastecido com etanol) e o Fiesta Rocam, que deverá ser aposentado pelo Novo Ka, tem 73 cv, com a opção 1.0. O bloco do Novo Ka também adotará a tecnologia que dispensa o “tanquinho” de partida a frio, batizada na Ford de Easy Start.

‘Moda’ do 3 cilindros

Os motores de 3 cilindros são usados há tempos pela indústria, mas os modernos aliam o tamanho menor a um desempenho de bloco maior, a fim de contribuir para que o carro fique mais leve e, consequentemente, consuma menos combustível Heumann informou que o novo bloco pesa 85 kg e tem design compacto. “É pequeno e cabe até em uma mala”, afirma. A montadora diz que o motor de 3 cilindros supera os de 4. “Ele se comporta até melhor que o de quatro cilindros”, diz o gerente de motores da Ford América Latina, Volker Heumann.

A Ford já havia prometido que o modelo será o mais econômico do segmento, mas ainda não informou os números de consumo de combustível. “A concepção é baseada na redução de peso e baixo consumo. Ele tem o motor balanceado e é econômico. Mas não é possível ainda passar os valores”, afirmou o executivo. O propulsor vai passar no mês que vem pelo teste de laboratório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O instituto dá notas de A a E para os carros que menos e mais consomem, respectivamente. A Ford promete ainda que o equipamento é suave, “quieto” e conta com baixo nível de vibração, diferente dos motores de 3 cilindros mais antigos. Um dos recursos usados para isso é a correia dentada ficar imersa em óleo. A marca diz que ela fica alojada em um compartimento dentro do motor e não exige verificação nem manutenção pelo período de 10 anos, ou 240.000 km de uso.

Produção começa

A pré-produção do motor já começou na nova fábrica e a comercialização será gradual, com produção em larga escala até o final do ano. “O motor é para o Brasil. Não tem possibilidade de ir para outro mercado”, afirmou Miltion Gil, gerente da fábrica de motores da Ford em Camaçari. Além da Bahia, o mesmo propulsor é produzido na Alemanha, Romênia e China. Entre a concepção e a produção, o bloco levou três anos para ser finalizado. Foram realizados, segundo a Ford, 210 mil km de testes e gastas mais de 10 mil horas de computação, entre desenho e simulação. Segundo a Ford, o motor é derivado do 1.0 EcoBoost, usado no exterior.

Nova fábrica

Na manhã desta quarta-feira, a Ford inaugurou no Polo Industrial de Camaçari a primeira fábrica de motores da região nordeste. A nova instalação ocupa, no complexo da empresa inaugurado em 2001, um prédio de 24 mil m² e recebeu um investimento de cerca de R$ 400 milhões. A fábrica conta 40 robôs, 34 centros de usinagem, além de 100% dos equipamentos interligados por wi-fi.

Segundo a Ford, ela é a primeira no  Brasil a utilizar o processo Mínima Quantidade de Lubrificantes (MAL) em 100% dos centros de usinagem. De acordo com a montadora, a operação é completa, uma vez que a unidade produz o bloco e o cabeçote usinados do motor e faz a montagem final. Segundo informações do governo estadual, a fábrica de motores gerou 300 empregos diretos, sendo que 90% deles baianos. Os trabalhadores passaram por 380 mil horas de treinamento especializado. A cerimônia contou com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, do Ministro dos Transportes, Cesar Borges, do vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford para América do Sul, Rogelio Golfarb, e o presidente da montadora no Brasil, Steven Armstrong. Com a inauguração, o centro já começa a operar nesta quarta-feira. Segundo o governo, a expectativa é de que sejam montados 210 mil motores por ano.

Leia também no VCN: