WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Prefeitura de Vitória da Conquista e grupo de convidados visitam obras em andamento na cidade

fonte_pmvcSecom | PMVC

“Foi um grande aprendizado para todos nós”, afirmou o presidente da Coopmac, Jaimilton Gusmão.

Uma numerosa comitiva passou a tarde desta quarta-feira, 30, em visita a algumas das obras atualmente em andamento na cidade, a cargo da Administração Municipal. Liderado pelo prefeito Guilherme Menezes, o heterogêneo grupo era formado por representantes de praticamente todos os setores do Governo Municipal, entre eles o vice-prefeito, Joás Meira, além do Poder Legislativo, da Polícia Militar, da Promotoria de Justiça e do Juizado da Vara da Infância e da Juventude.

Como convidados especiais para a atividade, estiveram presentes o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Vitória da Conquista (Coopmac), Jaimilton Gusmão, e seus companheiros que formam a nova diretoria da entidade, empossada há cerca de um mês. “Pudemos ver onde estão sendo aplicados os recursos pagos pelo contribuinte”, observou Jaimilton. “Foi uma tarde maravilhosa, uma grata surpresa. Não imaginávamos a dimensão dos projetos que estão sendo feitos e que as pessoas deveriam conhecer. Foi um grande aprendizado para todos nós”, acrescentou.

Impressões semelhantes foram manifestadas pelo prefeito. “Foi uma tarde muito rica para o Governo Municipal, e acredito que também para a diretoria da Coopmac”, resumiu o prefeito Guilherme já no final da programação, quando a comitiva, a convite do presidente da cooperativa, foi à sede da Coopmac para conhecer as instalações onde ocorrem os processos de beneficiamento do café, produzido na região e comercializado mundo afora pela entidade. Parte dessa produção costuma ser apreciada nas mesas de países europeus.

‘Agilizando resultados’

O primeiro ponto visitado pela comitiva foi o prédio do antigo Colégio Estadual Dirlene Mendonça, atualmente em fase de reforma e ampliação. O imóvel será a sede do futuro Centro Integrado da Criança e do Adolescente. A obra, já em fase de finalização, é executada pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), sob um orçamento de R$ 740 mil.

Nesse local funcionarão, de forma integrada, a Vara da Infância e da Juventude de Vitória da Conquista, o cartório para atendimento a essa Vara, a Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, o Núcleo da Defensoria Pública, o Conselho Tutelar, os programas Família Acolhedora e Novo Olhar e um portal de acolhida de serviços da saúde, educação e assistência social. Haverá ainda a brinquedoteca do Núcleo de Inclusão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. “Isso vai, antes de mais nada, criar condições para um liame das ações de todos os setores, agilizando o alcance dos resultados, o que é algo desejável para poder orientar o novo caminho de quem esteja no abandono ou na prática de atos infracionais”, observou o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Juvino Henrique Brito, um dos integrantes da comitiva.

Reforma em etapas

De lá, o grupo subiu ao bairro Alto Maron para vistoriar o andamento da reforma do Estádio Municipal Edvaldo Flores. No espaço, a Prefeitura realiza um processo de reforma dividido em três etapas, como explicou Nagib Barroso, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer. A primeira etapa consistiu, principalmente, na recuperação do piso, que já está totalmente tomado por um moderno gramado sintético, de acordo com os padrões da Fifa. A segunda etapa inclui a implantação de melhorias nas arquibancadas, espaços para atividades culturais e esportivas, paisagismo e adaptações que garantam maior acessibilidade. A terceira parte do processo será o momento de construção de vestiários embutidos.

“O Edvaldo Flores é um equipamento de grande importância no cenário esportivo da cidade. A reforma em três etapas foi uma determinação do Governo Municipal”, explicou Nagib. Próximo dali, no bairro Flamengo, a comitiva foi ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), equipamento que já possui mais de 80% das obras concluídas. Levado pelo Governo Federal a várias cidades brasileiras, o CEUs pretende integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social.

‘Servindo à comunidade’

Em seguida, foi a vez da Praça da Juventude, no bairro Guarani. Desde que foi entregue oficialmente à comunidade, o espaço vem se firmando como mais uma opção de destino para os jovens de Vitória da Conquista. A obra foi construída com recursos federais, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1) e com contrapartida da Prefeitura. Trata-se de um local apropriado para atividades de cultura, lazer e esportes, equipada com laboratório com mostras de fauna e flora existentes no local, auditório com capacidade para 100 pessoas, academia ao ar livre, parque recreativo e anfiteatro que pode abrigar aproximadamente 2.500 espectadores.

A visita da comitiva ao equipamento foi saudada pelo coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano. “O objetivo é mostrar para os visitantes que a política de juventude, no município, está consolidada e permanente. A praça é um equipamento fantástico, que contempla toda a juventude”, afirmou. Já o capitão Hilderim Thomaz, comandante da Base Comunitária de Segurança de Vitória da Conquista, que possui um anexo na Praça da Juventude, destacou a parceria existente entre o Poder Público Municipal e a Polícia Militar. “Isso não é uma opção, é uma necessidade. É um fundamento essencial para a articulação de serviços públicos para melhor atender a população”, salientou. “Se estamos pensando assim e conseguimos concretizar, é porque tanto a Base Comunitária de Segurança quanto a Prefeitura Municipal estão pensando em servir melhor à comunidade”, acrescentou.

‘Obras de impacto’

A última obra visitada pela comitiva foi a construção do Centro Cultural Glauber Rocha, em andamento à margem da Avenida Brumado e com mais de 95% do trabalho já executado pela Emurc. São quase 25 mil m², sendo 4,3 mil m² de área construída, que inclui os boxes reservados aos pequenos empreendedores do ramo de artesanato, o Centro Educacional Audiovisual e a praça de eventos com capacidade para abrigar cerca de 15 mil pessoas. A partir deste ano, passam a ser realizados nesse novo espaço os eventos municipais como o Forró Pé de Serra do Periperi e o Natal da Cidade.

“É muito importante que os membros da nova diretoria da Coopmac conheçam os equipamentos e as novidades que existem em Vitória da Conquista. São obras que terão um impacto muito grande na vida das pessoas”, avaliou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, que destacou, sobretudo, a criação do Centro Integrado da Criança e do Adolescente. O volume de obras em andamento – das quais somente uma pequena amostra foi visitada na tarde do dia 30 – foi ressaltado pelo vereador Coriolano Moraes. “Não existe um só canto do nosso município em que a gente não possa ver a realização de serviços que, inclusive, foram discutidos com a comunidade. Vitória da Conquista tem sido um canteiro de obras, tanto na área urbana quanto na rural”, disse Moraes, que, na comitiva, representou o Poder Legislativo ao lado dos também vereadores Ricardo Babão e Adinilson Pereira.

Leia também no VCN: