WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Enem terá fiscais com detector de metais para evitar uso de celular nas salas, conforme prevê edital

fonte_correioCorreio

Pela primeira vez, candidato poderá ser submetido a revista eletrônica no local de prova.

Quem já fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e está habituado aos tradicionais envelopes para colocar os objetos proibidos no ambiente de aplicação da prova, como celulares, apostilas e aparelhos eletrônicos, vai se deparar, este ano, com um novo procedimento de segurança: o uso de detectores de metais.

O edital do Enem 2014, publicado ontem no Diário Oficial da União, prevê que, “nos dias de realização do Exame, o participante poderá ser submetido à revista eletrônica nos locais de provas, a qualquer momento, por meio do uso de detector de metais”. De acordo com o diretor de Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Dênis Menezes da Silva, o procedimento é uma iniciativa que não vai ter custos adicionais ao processo.

“As aplicadoras já dispõem desse equipamento, já fazem isso em várias aplicações pelas experiências que executam. E nós estamos trazendo esse procedimento como melhoria do processo em garantir a isonomia a todos os participantes”, declarou. Segundo Dênis, o detector é portátil e será utilizado dentro do ambiente de aplicação de provas, nos momentos que o fiscal entender que deva ser operado. “No edital tem uma previsão de que, a menos que o estudante apresente alguma justificativa de que ele não deva receber esse monitoramento, ele terá que fazer essa detecção”, disse o ministro da Educação, Henrique Paim.

Para o vendedor André Luís Sena, 21 anos, que fará o Enem pela primeira vez este ano, as medidas de segurança são aceitáveis. “Toda medida de segurança é bem-vinda. Se o uso dos aparelhos garantir a segurança e impedir a pesca, acho válido. O problema é se eles ficarem retirando a gente da sala depois que começar a prova. Mesmo se fizerem isso depois que a gente estiver voltando do banheiro, vai atrasar no processo”, disse.

Edital

As inscrições para o Enem deste ano começam às 10h de segunda-feira (12) e se encerram às 23h59 do dia 23 de maio, horário de Brasília. O candidato deve se inscrever no site sistemaenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. As provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro, em 1.661 municípios do Brasil – 162 da Bahia. Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h (de Brasília), com início da prova às 13h e término às 17h30 (para o primeiro dia) e às 18h30 (para o segundo dia).

No dia 8 serão aplicadas as provas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), com 45 questões para cada prova. No segundo dia, o candidato fará as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), além da prova de Matemática, totalizando 90 questões no dia, mais a redação.

A exceção quanto aos horários de aplicação fica por conta dos estudantes sabatistas – aqueles que guardam o sábado por motivo religioso. Eles começarão a prova do dia 8 de novembro às 19h. Ainda assim, precisarão entrar no local do prova no mesmo horário que os demais e aguardar, em uma sala reservada, o horário previsto para início dessas provas. Há regras especiais também para candidatas lactantes, que precisarão amamentar durante o período de aplicação da prova. Nesse caso, elas terão direito a levar a criança ao local com um acompanhante, que deverá seguir os mesmos horários de abertura e fechamento dos portões. O acompanhante ficará em um espaço reservado com a criança e eles não poderão entrar na sala em que os candidatos fazem a prova.

Leia também no VCN: