WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

Continua após a publicidade..
VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

vida massa

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Fundação de Saúde de Vitória da Conquista investe em tecnologia no Laboratório Central Municipal

fonte_pmvcSecom | PMVC

Com os novos equipamentos o Lacem voltou a realizar a dosagem de hemoglobina por HPLC.

Investimentos em automatização e tecnologia estão agilizando o serviço prestado pelo Laboratório Central Municipal (Lacem), administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC). Para tanto, a Fundação acabou de adquirir, por meio de licitação, novos equipamentos para o parque tecnológico do laboratório.

Um robô de coleta e um aparelho para a realização de sumário de urina por citometria de fluxo possibilitarão uma maior eficiência do serviço, que faz cerca de 55 mil exames por mês, com atendimento de cerca de 2.500 pessoas por semana. O robô de coleta é um equipamento que fica interligado ao setor de cadastramento de pacientes. Ele gera as etiquetas com o nome do paciente e dos exames a serem coletados – com código de barras -, rotula os tubos e gera um conjunto individualizado para cada paciente.

“Este é um equipamento que possibilita a segurança da coleta, diminui os possíveis erros, tais como erros de etiquetação e troca de material. Além disso, esse robô nos possibilita a geração de gráficos de fluxo de atendimento, porque a gente consegue saber qual tempo de duração da coleta por paciente”, explicou o coordenador do Lacem, Márcio Vasconcelos. Com os novos equipamentos o Lacem voltou a realizar a dosagem de hemoglobina por HPLC (cromatografia líquida de alta performance), uma das metodologias padrão ouro para o acompanhamento de diabéticos, que possui uma maior precisão, além de permitir a identificação de hemoglobinas anormais.

A FSVC também investiu na aquisição de uma esteira para integrar os equipamentos de bioquímica, hormonologia e marcadores tumorais, que permitirá agilidade e diminuição do custo de cada exame. “Antes, para a realização destes exames, seriam necessários três tubos; com a esteira integrada, será necessário apenas um tubo, otimizando desta forma os gastos”, ilustrou Márcio.

Para a técnica do Lacem, Ruth Amorim (foto), que já testou a eficiência do robô de coleta, o equipamento é um grande avanço para o serviço e facilita o trabalho dos profissionais e usuários. “Este robô é uma maravilha, pois diminui a margem de erro, facilita o trabalho do coletador e, para o paciente, está sendo mais prático e seguro”, avaliou Ruth. O Lacem realiza mais de 105 tipos de exames nas áreas de hematologia, bioquímica, imunologia, marcadores tumorais, bacteriologia, parasitologia e urinálise. Os resultados dos exames são disponibilizados no site da Prefeitura por meio do endereço eletrônico www.pmvc.ba.gov.br. Após clicar no link “Serviços”, o usuário deve entrar na área “Laboratório Central”.

Leia também no VCN: