WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

hospital samur

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Venda de PCs no Brasil caiu 20% no primeiro trimestre de 2015, segundo o IDC

Além da migração para os smartphones, aumento do preço dos PCs por conta da alta do dólar também contribuiu para queda acentuada nas vendas.

fonte_info| Info Online

A venda de computadores pessoais no Brasil caiu 20% entre janeiro e março na comparação com o mesmo período do ano passado, para 1,964 milhão de unidades, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira (14) pela empresa de pesquisa de mercado IDC.

Do total de PCs comercializados no primeiro trimestre, 804 mil foram desktops (queda de 21% ano contra ano) e 1,160 milhão foram notebooks (queda de 19%). Além disso, 32% representam vendas para o mercado corporativo e 68% para o consumidor final. A IDC disse que esperava volume maior de vendas no período. “Esse começo de ano foi muito turbulento e isso impactou diversos setores da economia”, afirma Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil. Segundo ele, a confiança da indústria e do consumidor foi prejudicada e há cautela em relação a investimentos.

Além disso, houve reajuste de cerca de 15 a 20% nos preços dos computadores, o que afetou ainda mais nas vendas. “O mau desempenho do quarto trimestre do ano passado e a opção por outros dispositivos, como smartphones, também influenciaram o resultado de vendas de PCs no primeiro trimestre desse ano”, completou. O estudo mostrou ainda que o valor médio dos aparelhos comercializados no período foi de 2,32 mil reais para notebooks e de 1,7 mil reais para desktops. Em 2014, o mercado de PCs caiu 26% na comparação com o ano anterior, com vendas de 10,3 milhões de computadores.

Leia também no VCN: