WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Itambé está sob decreto de emergência desde a última sexta-feira, por causa da seca

Decreto informa que desde março até agora, choveu apenas 271mm no município, e que os níveis dos reservatórios provocou desabastecimento tanto para consumo animal como humano.

fonte_blogdomarcelo| Ascom . PM Itambé

Foi publicado no Diário Oficial do dia 06 de novembro de 2015, o decreto de nº 76/2015, que declara situação de emergência em todo o território do município de Itambé em virtude dos desastres provocados pela seca.

De acordo com o documento, a prolongada estiagem causou diversos danos ao município, sobretudo de ordem econômica. O decreto cita que desde o mês de março de 2015, as chuvas em Itambé diminuíram, informando que até a presente data choveu apenas 271mm, marca aquém da média histórica do município na atual década. A escassez de chuvas causou a secagem dos riachos, açudes, aguadas e rios afluentes do Rio Pardo, o que provocou falta de água para o consumo humano e animal.

Em decorrência dos danos citados, diversos prejuízos financeiros foram sentidos pelos produtores rurais, com o comprometimento da produção agrícola, mortalidade de animais, dificuldade para conduzir o rebanho, perda de peso dos animais devido à falta de pastagem e falta de água para o consumo animal. O ápice da seca que abate o município de Itambé foi registrado em meados do mês de outubro, quando o Rio Pardo diminui a sua vazão, levando a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a suspender a captação de água realizada no Rio. Diante dessa situação, uma verdadeira força-tarefa foi montada pela Empresa para atender a demanda por água, disponibilizando carros-pipa para o abastecimento da população. Foto: Itambé Agora.

Leia também no VCN: