WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

hospital samur

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Bahia: Resto de foguete russo pode ter provocado clarão visto ontem no Recôncavo baiano

Testemunhas em Jequié, Feira de Santana e todo Recôncavo afirmam ter avistado o fenômeno. Vídeos circulam nas redes sociais.

Moradores de Salvador e da região metropolitana relatam em redes sociais um clarão no céu na noite desta terça-feira (20). As pessoas acharam que foi um trovão, fogos, ou uma aeronave em chamas, mas nada foi ouvido depois do clarão. “Foi rápido, estava tranquilo deitado e daqui a pouco um clarão gigante, de explosão, fiquei esperando o barulho, mas nada”, frisa um internauta.

Relatos dizem que moradores da orla da capital viram o clarão por volta das 22h30 desta terça em diferentes bairros. Não há detalhes sobre o que teria causado o fenômeno, mas alguns internautas pensaram que se tratava de um meteoro ou de foguete russo. “Alguém mais viu um ‘meteoro’ cruzando a Pituba agora?”, questionou um internauta no Facebook. “Eu não sei de foi uma estrela cadente, mas acabei de ver uma bola de fogo caindo do céu com um clarão enorme. Mais alguém de Salvador viu?”, contou outro. Assista:



Por volta das 23h40, começou relatos de pessoas que teriam visto o clarão em cidades do interior da Bahia, como Camaçari, Cruz das Almas, Simões Filho, Itaberaba, Feira de Santana e Alagoinhas.

Possível causa

Segundo apurado com especialistas, existe a possibilidade de um foguete russo ter provocado o clarão que foi visto. Na última sexta-feira (16), o site Mistérios do Espaço divulgou que a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) previu a queda de destroços para aquela noite.

Gráfico mostra possíveis trajetórias do foguete russo no momento do clarão visto na Bahia

O foguete foi lançado esta semana na Rússia e deveria levar mantimentos para a Estação Espacial Internacional. Porém, caso voltasse à Terra por algum motivo, sua rota previa que pedaços cairiam exatamente sobre o Brasil. De acordo com o site, a possibilidade foi calculada pelo especialista Joseph Remis.

Leia também no VCN: