WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

vic park vitoria da conquista

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Arraiá da Conquista: Prefeito e secretários prestigiam 2ª noite. Veja imagens do evento

Para o sucesso do evento, a PMVC investiu em uma infraestrutura que trouxesse qualidade, segurança e conforto para os artistas e para o público.

O inverno chegou nesta quinta-feira (21) e o frio só continua. Mas a animação aumentou na segunda noite do Arraiá da Conquista e o Forró tá dando de goleada! E o prefeito Herzem Gusmão, ao lado da secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Tina Rocha, foram conferir de perto essa festança realizada no Centro Glauber Rocha. “A experiência da primeira edição deu muito certo: nós economizamos os recursos públicos e valorizamos a prata da casa. Vitória da Conquista e região possuem talentosos artistas. A cidade está aplaudindo. E nós estendemos, a exemplo do ano passado, os festejos juninos para os 11 distritos da Zona Rural. Isso valoriza nossa cultura, nossas tradições e movimenta o comércio”, comentou o gestor.

A vice-prefeita Irma Lemos: “Estou encantada com a organização e com os artistas da terra”

Quem também esteve pela primeira vez no Arraiá da Conquista esse ano foi a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social Irma Lemos. Ela também falou de sua impressão sobre a festa junina realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer: “Eu estou assim encantada com a organização, com os artistas e da terra, dando oportunidade a esses conquistenses. É maravilhoso”. Para o sucesso do Arraiá da Conquista, a Prefeitura Municipal investiu em uma infraestrutura que trouxesse qualidade, segurança e conforto para os artistas e para o público. Cerca de 200 funcionários de várias secretarias municipais estiveram envolvidos com a organização do evento.

Forró toma conta do Glauber Rocha

Dois pra lá e dois pra cá! O passo mais tradicional para dançar um bom forró dominou a pista do Centro Glauber Rocha nesta quinta (21), segunda noite do Arraiá da Conquista. Com “Súplica cearense” e “Boiadeiro”, o sanfoneiro Andrade de Sertânia abriu a noite de forró. O público aproveitou para relembrar os antigos barracões que eram realizados em Conquista nas décadas de 1980-90. O pedreiro Itamar Andrade lembrou de quando passava o São João no barracão da Praça da Saudade. “Dá até para matar a saudade. Gostei da programação, estamos vindo hoje pela primeira vez”, disse, acompanhado da esposa, Adriana Santos.

Banda Xamêgo da Bahia: “Nossa cidade é celeiro de artistas e isso tem que ser sempre valorizado”.

No clima, a banda Xamêgo da Bahia preparou um repertório dançante. “Predominantemente forró, forró para todas as idades e pessoas”, disse um dos vocalistas, o cantor Bruno. Ele divide o vocal com Josy e Diego. “A gente fica feliz em participar e ver na festa atrações da cidade. Nossa cidade é celeiro de artistas, isso tem que ser sempre valorizado”, disse Diego.

O cantor Paullo Barros comemorou 18 anos de carreira com sucessos de Luiz Gonzaga, Petrúcio Amorim e Accioly Neto

Já veteranos no São João conquistense, Paullo Barros e Rege de Anagé entraram no palco em seguida. Com o show “Pra Xamegar”, Barros comemorou seus 18 anos de carreira com sucessos de Luiz Gonzaga, Petrúcio Amorim e Accioly Neto. Rege seguiu a mesma linha e trouxe clássicos dos festejos. “O São João de Conquista tem uma projeção nacional, fico feliz em participar mais um ano, aqui é a porta do Nordeste e no nosso repertório tem o que o povo gosta, um forró bom para dançar”, comemorou o cantador.

Rege de Anagé trouxe clássicos dos festejos: “fico feliz em participar mais um ano. Aqui é a porta do Nordeste”.

Nova geração

A cantora Robertinha encerrou a noite mostrando que a nova geração de forrozeiros também sabe fazer o povo dançar. “Essa festa é uma iniciativa muito importante para nós que somos daqui da cidade, da região, mas também para as famílias que vêm prestigiar o forró tradicional. Me sinto muito à vontade e sou muito feliz por participar desse evento maravilhoso”, agradeceu a cantora, que levou energia e simpatia para fazer um show bastante dançante.

A cantora Robertinha encerrou a noite: “Me sinto muito à vontade e sou muito feliz por participar desse evento maravilhoso”

O público, de todas as idades, curtiu cada minuto. “Adorei, a festa está dez, maravilhosa, vou vir amanhã também”, revelou Maria Vitória Meira, conquistense que mora em São Paulo há 35 anos e veio pela primeira vez ao Arraiá da Conquista. “Vou voltar todo ano, agora”.

O sertanejo Andrade de Sertânia abriu a noite de forró

 

Vila Junina: Memória, comida e forró

São João no interior parece ser mais tradicional, mais aconchegante. E buscando preservar essa identidade regional é que, no Arraiá da Conquista, a Prefeitura da terceira maior cidade da Bahia edifica um clássico lugarejo rural: a Vila Junina. Lá, tem fogueira, casinhas de pau a pique, produtos de chita e até uma igrejinha muito convidativa. Heitor e Leila Correa se surpreenderam com o local e aproveitaram para tirar uma selfie em frente a paróquia. “Aqui dá para a gente voltar uns 50, 30 anos atrás e enxergar o arraiá como era nos povoados de Iguá e Baixa do Arroz. Era desse jeitinho aqui”, disse o autônomo, que ainda ressaltou a mudança de local do espaço: “Achei a nova disposição muito boa”. 

O casal Heitor e Leila Correa: “há 30 anos atrás, o arraiá era desse jeitinho aqui”

E com a Copa do Mundo de Futebol rolando ainda tem forrozeiro que canta: “Hoje sonhei que estava em Moscou” e “Vi dois siris jogando bola”. Pode isso, Arnaldo? Claro que pode! Afinal, os artistas são prata da casa. “Simplesmente um sonho realizado. A Prefeitura está de parabéns porque são poucas as administrações que investem em atrações locais e aqui ainda se preserva o forró pé de serra, do xaxado e do baião”, comentou Givanildo, cantor da banda Forró Lascado, que se apresentou pela primeira vez no Arraiá da Conquista. 

Iancá Mendes e seu bebê Braian: “Nós já conhecemos as músicas, é muito melhor”

Com palco quase rente ao chão da Vila, os visitantes veem de perto a satisfação do artista ao contemplar a empolgação dos dançarinos. E dançar não tem idade! Empolga dos idosos aos bebês. Braian, por exemplo, tem um ano e sete meses e já dava seus primeiros passos no forró com sua jovem mãe, Iancá Mendes. “Prefiro a Vila Junina porque a música é mais antiga, melhor para dançar. Nós já conhecemos as músicas, é muito melhor”, afirmou a mamãe coruja.

Ivonice Batista sempre vende suas cocadas, canjicas e quentão na Vila Junina

Comida gostosa, renda extra

Outro antigo costume provado e aprovado são as iguarias típicas da época junina. Além de bem saborosas, incrementam a renda de pequenos empreendedores. Ivonice Batista sempre vende suas cocadas, canjicas e quentão na Vila Junina. “O espaço é muito bonito. Fico na expectativa o ano inteiro de trabalhar aqui. É um ganho a mais que a gente tem, que a Prefeitura favorece e a gente agradece. Tem muitos anos que trabalho aqui e com muito amor porque sou bem acolhida”.  Já a Associação Conquistense para Atendimento Especializado à Pessoa Autista (ACAEPA) estreia no Arraiá da Conquista, vendendo caldos e outras comidas. “Hoje está bem cheio e muitas pessoas vieram saber sobre a associação, que sobrevivem de doação, e quanto mais gente souber, melhor é: além de arrecadar com as vendas, as pessoas ajudam depois”, afirmou Raíra Sâmela, funcionária da Associação.  

A Vila Junina do Arraiá da Conquista: o melhor do interior na terceira maior cidade da Bahia



Leia também no VCN: