WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Arraiá da Conquista: Com muito forró, evento deste ano termina com sucesso de público

“A programação enalteceu os artistas da terra, retribuindo o carinho que a gente tem pela Prefeitura”, afirmou Israel Lacerda, vocalista do Chega Mais.

A última noite do Arraiá da Conquista começou já deixando um gostinho de quero mais, no Centro Glauber Rocha. “Organização maravilhosa, com segurança e forró de qualidade. Gostei tanto que vim dois dias e já estou organizando uma caravana de Salvador para vir passar o São João em Conquista no ano que vem”, disse o consultor de empresas Renato Góis, soteropolitano que mora em Conquista há um ano e meio. O forró, nesta sexta (22), foi iniciado pela banda Chega Mais, um grupo de jovens que cantou Trio Nordestino, Gonzagão e Targino Gondim, entre outros forrozeiros. “Pra gente é maravilhoso tocar na nossa cidade. Não tem como mensurar a alegria”, disse o vocalista Israel Lacerda. Para ele, a Secretaria de Cultura tem apoiado os artistas da cidade. “A programação enaltece os artistas da terra, retribuindo o carinho que a gente tem pela Prefeitura”, afirmou.

Cheia de histórias, Amantes do Forró trouxe para o palco a tradição dos antigos tropeiros de Conquista

Curtindo com amigos, o jovem ator Lázaro Viana achou a festa incrível: “tudo maravilhoso. Cantores excelentes, ótima estrutura e de fácil acesso”. Mais incrível foi o show da banda Amantes do Forró. Animada e cheia de histórias pra contar, a banda levou para o palco, através de cantigas, tradições dos antigos tropeiros da região de Conquista, como o pisar pilão e o boi-bumbá. Com 17 anos de estrada, a itabunense Forró do Karoá trouxe na bagagem uma seleção de xotes e baiões pra fazer o conquistense dançar. Músicas consagradas por Flávio José, Marinês e Gilberto Gil, além de composições do grupo fizeram parte do repertório.

Forró do Karoá trouxe na bagagem uma seleção de xotes e baiões

“A Prefeitura está de parabéns por manter as tradições juninas e do forró. Isso é super importante para mantermos a essência, as raízes, enquanto outras praças estão divergindo tanto do que é de fato o São João”, elogiou o cantor da banda, Vidal Andrade.

O sanfoneiro Cainã espantou o frio de vez

As canções derradeiras do Arraiá foram de responsabilidade do cantor e sanfoneiro Cainã e da banda Forró Chegança, que tem a cantora Marlua à frente. Dançando pra espantar o frio até as primeiras horas do dia 23, o conquistense se despediu da festança e ficou o sentimento de “até mais vê”!

Forró Chegança,com a cantora Marlua: encerramento com chave de ouro do Arraiá da Conquista 2018

Quadrilhas encantaram na última noite

Entre as notas da sanfona e o balancear do vestido, encontra-se uma das maiores tradições das festas de São João: a quadrilha. E ela teve uma presença especial no terceiro dia de Arraiá da Conquista, animando e emocionando o público da cidade.

A diversão deste ano ficou por conta da Companhia de Teatro Apodio, que faz parte do programa CEUs – Centros de Artes e Esportes Unificados. Pelo segundo ano consecutivo, eles apresentaram uma quadrilha interativa, em que o público também pode ser protagonista da festa: “Nos sentimos muito honrados em estar participando novamente. O público não é mero espectador: é também ator da nossa apresentação e pode fazer parte de forma como se a quadrilha fosse realmente deles – e é!’’, destacou a líder Gabriela de Souza.

O presidente da quadrilha Luz do Nordeste, Mateus Rodrigues: “A tradição da quadrilha está viva”

Entre os vinte dançarinos que participaram da apresentação, está Bartira, 22 anos. Ela entrou na companhia há cerca de um mês, e só tem elogios para a dinâmica do grupo. “Eu sempre busquei a arte como uma forma de me conhecer melhor. Mesmo com pouco tempo, tem sido uma experiência maravilhosa: evoluí tanto como pessoa quanto como artista. Improvisamos muito e isso é muito legal’’. Já para a outra integrante, Síria Pires, 19 anos, é sempre importante ressaltar a cultura do nordeste. “A gente gosta de ir pra rua, mostrar que a arte não é apenas para um grupo específico, que a arte é para todos. O forró é a nossa cara. Amamos a cultura nordestina. Nós somos nordestinos, então temos que valorizar a prata da casa’’.

A quadrilha teve uma participação especial no terceiro dia do Arraiá da Conquista

 

A quadrilha Luz Do Nordeste trouxe a emoção da festa para o palco. O grupo surgiu através de um projeto literário do Colégio Euclides Dantas e, neste ano, se apresentou pela primeira vez no Arraiá da Conquista. Eles abordaram a magia do São João, contado a história de um casal que se conhece na noite da festa. Para o presidente Mateus Rodrigues, 20 anos, é sempre uma emoção se apresentar nessa época. “É muito bom mostrar pra Conquista que a tradição da quadrilha está viva. Essa é a melhor época do ano. A Luz do Nordeste é minha segunda família’’.

A quadrilha Luz Do Nordeste trouxe a emoção da festa para o palco

O dançarino e vice-presidente da companhia José Lourenço, 20 anos, destacou o carinho do público pela apresentação. ‘’É muito bom participar de uma quadrilha. A recepção é muita boa, as pessoas gostam muito do nosso trabalho’’. A dançarina Ana Beatriz Santos, 17 anos, se emocionou ao se apresentar pela primeira vez no Glauber Rocha: ‘’Eu comecei como apoio e neste ano surgiu a oportunidade de poder dançar. É um sonho realizado poder mostrar meu talento para o público”.

Bartira e Síria Pires: “Amamos a cultura nordestina”.

Visitantes aplaudiram o “Arraiá”

A terceira noite do Arraiá da Conquista termina com um gosto de satisfação e de expectativa para o próximo ano. A estrutura do evento, a organização e o repertório foram os quesitos mais elogiados pelo público.

O aeroportuário Carlos Alberto: “muitas opções de comida”.

A variedade das comidas típicas foi destaque para o aeroportuário Carlos Alberto, 45 anos. “Muito bom ter várias opções”, destacou o rapaz. A secretária Talita Lopes, 32 anos, também elogiou o espaço oferecido para as bandas regionais. “Eu gosto de bandas que tocam o forró tradicional. Adorei muito. Deu para dançar e se divertir’’. Já a técnica em Nutrição Valesca Lima, 19 anos, concordou: “É muito boa essa valorização com os artistas da terra, me diverti muito”.

Tainara Porazzi: “É uma festa familiar, que lembra aconchego e carinho”

Tainara Porazzi, 23 anos, curtiu o evento por ter um ambiente que reúne muitas pessoas. “É uma festa familiar, que lembra aconchego e carinho”, ressalta ela, que veio acompanhada do namorado, irmão e amigos.

O Major Berlink, da Polícia Militar, ressaltou que, nos três dias de evento, a equipe não constatou ocorrências relevantes. “O balanço é extremamente positivo. Um evento em que a família, crianças e idosos puderam participar sem se preocupar com qualquer situação de perigo. Uma festa de paz, em que a estrutura e a segurança foram muito eficientes para o público”.

O grupo do Corpo de Bombeiros também esteve presente e destacou a civilidade da festa. “Tivemos um número de ocorrências muito pequeno, ocorrências simples e sem gravidade, em que atuamos prontamente. O balanço é positivo e o planejamento deu certo’’, explicou o major Cleber Pacheco.

Nayra, Ana Flávia, Ester e André: quem veio entre amigos, também curtiu o Arraial

A secretária de Cultura, Tina Rocha, aprovou o evento. “A avaliação é muito positiva. No primeiro dia, mesmo com o frio, tivemos por volta de 4.500 pessoas assistindo e participando do evento. No segundo dia, tivemos shows maravilhosos. Isso mostra que vale muito a pena apostar em artistas locais’’, pontuou.



Leia também no VCN: