Para todas as opções, é possível que se poupe dinheiro sem abrir mão de um ótimo passeio, usufruindo de atividades e se divertindo muito.
Viajar é sempre bom, mas é melhor ainda se tivermos opções econômicas, como algum parque aquático em promoção, hotéis, restaurantes e outras atividades com preço reduzido. Cada perfil de pessoa busca locais diferentes para viajar, podendo ser mais aventureiro, calmo ou até romântico. Porém, para todas as opções, é possível que se poupe dinheiro sem abrir mão de um ótimo passeio, usufruindo de atividades e se divertindo muito. Para que tenha uma viagem proveitosa e não gaste muita grana, os turistas podem seguir algumas dicas que ajudam e muito nessa situação. Veja a seguir!
Planejamento
Para gastar pouco em uma viagem, é necessário um bom planejamento, pois se a viagem for elaborada de última hora não existirá muitas opções. Com a execução dessa atividade, também é possível traçar os roteiros e locais que deseja visitar, sem correr o risco esquecer de algum lugar.
Pesquisa
A pesquisa é fundamental para te fazer poupar dinheiro em uma viagem. Ela deve ser feita para tudo, desde a procura por preços melhores, até os locais que pretende visitar.
Faça uma boa pesquisa sobre a região, e com isso, poderá até encontrar pontos turísticos e despertar a curiosidade para conhecer um novo ambiente. Pesquise sobre os lugares mais frequentados, veja os valores e também dicas de quem já visitou a região.
Fique de olho nas promoções
Com um bom planejamento e muita pesquisa, você poderá encontrar muitas promoções, fator que com certeza alivia e muito o gasto de uma viagem. Procure por planos vantajosos em hotéis, resorts, restaurantes e claro, nos voos, e assim economize dinheiro.
Opte pelos transportes locais
Uma boa opção para gastar menos em viagens é evitar alugar um carro e optar por transportes locais. Ônibus, metrô, trens e aplicativos de transporte são ótimas opções, e, na maioria dos casos, apresentam preços vantajosos em comparação com um veículo.
Alimentação
Para a alimentação, a dica é procurar por locais não tão próximo dos pontos turísticos. Essa proximidade tende a aumentar muito o valor, chegando até mesmo a dobrar o preço de uma refeição.
Faça uma caminhada e fique de olho nas opções, e, assim, escolha a que melhor te agradar no paladar e no bolso. Essa dica vale, principalmente, para quem viaja com família, onde o gasto tende a ser maior.
Pontos turísticos de graça
Uma excelente opção para quem está viajando e busca não gastar tanto dinheiro são os passeios gratuitos. Em muitos locais, existem diversas opções de atividades de graça, que não são menos interessantes.
Com um ponto turístico gratuito, o turista pode poupar um dinheiro e consumir com outra coisa no próprio local, como alimentação, por exemplo. Essa ação é até explorada em algumas regiões, que aliviam na cobrança do local para tentar ganhar em outra situação.
Ficando atento a todos os fatores, o visitante pode usufruir do ponto turístico e, aliando a outras dicas, como a da alimentação e pesquisa, ainda poupar um bom dinheiro.
Baixa temporada
A baixa temporada é uma ótima opção para quem pretende viajar e gastar menos. No Brasil, esse período normalmente varia de março a junho, e de agosto a novembro. Fora do país, por exemplo nos Estados Unidos, que é bem visitado pelos brasileiros, vai de março a maio e de setembro a novembro.
Nesse período, os valores de viagens são bem mais em conta, possibilitando que o turista economize uma boa quantia. Mas vale ressaltar que os feriados emendados não valem para essa situação.
Comprar moeda com antecedência
Se a viagem for fora do país, uma boa dica é ficar de olho e comprar a moeda local com antecedência. Quando a mesma estiver com um preço mais atrativo, vale a pena adquirir o valor que planeja gastar. Se o turista optar por comprar no momento em que chega ao país, a chance de pagar bem mais caro é grande.