WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Cidade fantasma: Araraquara inicia “lockdown” de 60 horas. Supermercados fechados e tráfego proibido

Moradores só vão poder sair de casa para trabalhar ou ir para hospital. Variante brasileira da Covid-19 lotou todas UTIs da cidade.

Com UTIs lotadas há seis dias por conta da escalada de casos de Covid-19, Araraquara (SP) inicia, a partir das 12h deste domingo (21), uma quarentena total de 60 horas com as restrições mais severas já impostas desde o início da pandemia.



O município é o que tem o maior número de confirmações (12 no total) da variante brasileira do novo coronavírus no estado de SP e ela pode ter relação com a alta de casos, internações e mortes, segundo a secretária de Saúde, Eliana Honain. Pelas novas regras, até as 23h59 de terça-feira (23), estará proibida a circulação de carros e pessoas no município, exceto para trabalhar ou para atendimento médico e compra de medicamentos.

Posto de combustíveis fechado 1 hora e meia antes do início da quarentena em Araraquara — Foto: Fernanda Câmara/EPTV

Além disso, haverá o fechamento de serviços considerados essenciais, como bancos, supermercados e postos de combustíveis, e o transporte público não irá operar. A cidade soma 170 mortes pela doença e, no sábado, bateu recorde de novos casos: 248, somando 13.237. A prefeitura classifica o novo momento de restrições como um ‘lockdown’, expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Américo Brasiliense e Santa Lúcia, que ficam na mesma região, também terão as medidas.

Movimento de carros na manhã

Por volta de 10h, a reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, ainda encontrou movimentação de carros nas principais ruas da cidade, como a Via Expressa, mas abaixo do normal. A equipe não encontrou pessoas andando nas ruas durante a passagem pela região. Um posto de combustível já estava fechado por volta de 10h30. A movimentação em supermercados também é pequena.

Supermercado sem movimento na manhã deste domingo em Araraquara — Foto: Fernanda Câmara/EPTV

Após anúncio do decreto na noite de sexta, moradores fizeram filas no mesmo dia e no sábado (20) em supermercados e postos de combustíveis de diferentes bairros. Em alguns supermercados foi preciso organizar a fila nos estacionamentos, devido ao grande fluxo de pessoas. Regras da nova quarentena:

  • Só ficarão abertos ao público farmácias e estabelecimentos de saúde.
  • Os ônibus de transporte público não irão circular
  • Os supermercados poderão funcionar apenas em sistema de delivery.
  • Restaurantes não podem funcionar, nem em esquema delivery.
  • Os postos de combustível irão atender exclusivamente abastecimento dos serviços públicos municipais, estaduais e federais, inclusive polícia militar.
  • Será permitida a circulação de pessoas para atendimento médico, comprar medicamentos e ir trabalhar.
  • Quem descumprir poderá levar multa de R$ 120 (pessoa física) e R$ 6 mil (empresas)
  • Fica proibido todas as atividades comerciais, de prestação de serviços inclusive bancários e industriais, quer para o atendimento presencial, quer para a prática de atividades internas, externas, produtivas, de manutenção, de limpeza ou outra de qualquer natureza, exceto segurança;

Resultado de imagem para araraquara

Os moradores que estiverem na rua terão que justificar e deverão apresentar, além dos documentos pessoais de identificação e de comprovação de endereço residencial: nota fiscal da compra ou prescrição médica do medicamento adquirido ou a ser adquirido; atestado de comparecimento na unidade de saúde de prestação do atendimento ou socorro médico ou prescrição de medicamentos resultante do atendimento; carteira de trabalho, contracheque, contrato social de empresa que seja sócio, declaração de terceiro com identificação do indivíduo, do declarante e do endereço da prestação dos serviços; tíquete ou imagem da passagem; comprovação da urgência ou da necessidade inadiável por qualquer meio ou declaração própria ou de terceiro da ocorrência do fato. quem não tiver comprovante tem um prazo de 10 dias para apresentar, caso contrário será multado. “O objetivo principal é conter a curva de contaminação e mandar um recado sério população de que ela tem que colaborar com essas medidas mais restritivas, porque a situação pandêmica no nosso município está gravíssima e estamos à beira do colapso da saúde”, disse o secretário de Cooperação nos Assunto de Segurança Pública, João Alberto Nogueira Júnior, no sábado (20).

Resultado de imagem para araraquara

Resultado de imagem para araraquara





GRUPO "3" NO WHATSAPP:
whatsapp.com
SIGA NOSSO INSTAGRAM:
instagram.com/vitoriadaconquistanoticias
SIGA NOSSO THREADS:
threads.net/@vitoriadaconquistanoticias
GRUPO FACEBOOK . PARTICIPE!:
facebook.com/groups/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TIKTOK:
tiktok.com/@blogdomarcelo
SIGA NOSSO TWITTER:
twitter.com/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TELEGRAM:
t.me/blogdomarcelo
ESTAMOS NO GOOGLE NOTÍCIAS:
news.google.com/vitoriadaconquistanoticias



Leia também no VCN: