WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

Continua após a publicidade..
VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

vida massa

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Whatsapp: Novo sistema de conexão impede bloqueios governamentais e permite uso até sem internet

A ideia, segundo o que foi divulgado, é de que esses servidores sejam produzidos por voluntários e/ou organizações focadas em liberdade de comunicação.

O WhatsApp anunciou que, a partir de hoje, será possível se conectar ao mensageiro utilizando um servidor proxy. Na prática, isso significa que, mesmo durante bloqueios ou interrupções de acesso à Internet – como aconteceu no ano passado no Irã, por exemplo, durante os protestos no país -, os usuários poderão manter o acesso ao app utilizando essas redes compartilhadas. A ideia, segundo o que foi divulgado pela Meta, é de que esses servidores sejam produzidos por voluntários e/ou organizações focadas em liberdade de comunicação em todo o mundo.

Continua após a publicidade..

De acordo com a Meta, a criptografia de ponta-a-ponta será mantida mesmo durante esse tipo de conexão – ou seja, o acesso ao WhatsApp via servidor proxy continuará seguro. A novidade também é útil em casos de apagão e/ou queda nos sistemas das operadoras de celular. A seguir, entenda o que significa o novo recurso e como ele pode ser utilizado.

O que são servidores “Proxy”?

Servidores proxy são “intermediários” que conseguem conectar você à Internet de maneira segura. Eles podem ser configurados de diversas maneiras para diferentes finalidades, inclusive para ampliar a segurança de um endereço de IP (tornando-o anônimo, por exemplo), bloquear sites específicos e/ou limitar o acesso da rede a endereços. No caso específico do WhatsApp, a intenção com os proxys seria principalmente “burlar” eventuais interrupções de acesso, para manter a conexão ao aplicativo mesmo durante bloqueios.

WhatsApp: conexão via proxy ajuda a evitar censura ao app — Foto: Divulgação/WhatsApp

No seu anúncio, a Meta frisou a utilidade do recurso em situações em que direitos humanos sejam impactados – como em bloqueios feitos durante guerras ou outros conflitos que envolvam ciberataques e controle de acesso. É o caso, por exemplo, das interrupções do acesso à Internet e às redes sociais, ocorridos no Irã durante a alta de protestos no país, em 2022. Porém, a novidade pode ser útil também para momentos como em que há queda no funcionamento das operadoras ou ainda em apagões.



Continua após a publicidade..


GRUPO "3" NO WHATSAPP:
whatsapp.com
SIGA NOSSO INSTAGRAM:
instagram.com/vitoriadaconquistanoticias
SIGA NOSSO THREADS:
threads.net/@vitoriadaconquistanoticias
GRUPO FACEBOOK . PARTICIPE!:
facebook.com/groups/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TIKTOK:
tiktok.com/@blogdomarcelo
SIGA NOSSO TWITTER:
twitter.com/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TELEGRAM:
t.me/blogdomarcelo
ESTAMOS NO GOOGLE NOTÍCIAS:
news.google.com/vitoriadaconquistanoticias



Leia também no VCN: