WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Conquista: Unidades de Saúde funcionam em horário estendido e garantem mais acesso a atendimentos básicos

“Comecei a me sentir mal, ontem. Vim procurar o posto para poder fazer os exames. Para quem precisa, está muito bom. O atendimento foi super rápido”, diz moradora do Conveima 1.

Na noite de sexta-feira (15), a trabalhadora doméstica Maria Aparecida Santos, 43 anos, começou a sentir os primeiros sintomas do que parecia ser uma febre – o que lhe causou preocupação, por conta do aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya, e da grande demanda por atendimento no sistema de saúde.

Porém, na manhã de sábado (17), Maria Aparecida procurou atendimento médico na Unidade de Saúde da Família do bairro Conveima 1, onde mora. “Comecei a me sentir mal, ontem. Aí, vim procurar o posto para poder fazer os exames. Para quem precisa, está muito bom. E o atendimento foi super rápido”, disse Maria, depois de passar pelo médico.

Enquanto Maria Aparecida cuidava de sua saúde no Conveima, o auxiliar de matrizeiro Rider Andrade fazia o mesmo por seu filho, Rian, de 7 anos, na Unidade de Saúde da Família Dr. Admário Silva Santos, no bairro Brasil. O garoto também havia começado a ter sintomas de febre – o que, em seguida, ocorreu também a Rider a à sua esposa.

“A gente veio em busca de atendimento. Aí, soubemos que os postos estavam em horário estendido. É uma ajuda pra gente, na área da saúde, porque estão tendo muitos casos, e sintomas de febre”, relatou Rider, aparentemente aliviado depois da consulta do filho, ao mesmo tempo em que esperava a conclusão da consulta da esposa e aguardava por seu próprio momento de se consultar com o médico. “Foi ótimo, muito bom, mesmo, porque é uma coisa que a gente está precisando bastante”, avaliou.

Tanto Maria Aparecida quanto a família de Rider conseguiram ser atendidos numa manhã de sábado, em pleno fim de semana, porque, por decisão da Prefeitura de Vitória da Conquista, oito unidades de saúde estão funcionando em horário estendido, para garantir que a população tenha acesso ampliado a serviços básicos de saúde, num momento em que aumentam os casos de arboviroses no município.

Horários

Além do seu horário habitual de funcionamento durante o dia, as unidades de saúde Régis Pacheco, Dr. Admário Santos, Panorama e Conveima também estão abertas para atendimento ao público das 17h às 22h, de segunda a sexta, em caráter permanente. A população também poderá acessar os serviços aos sábados, das 8h às 13h, quando serão atendidas demandas espontâneas, que sejam elegíveis para Atenção Básica (fichas verdes e azuis).

Já as unidades de saúde Solange Hortélio, Nova Cidade, Morada dos Pássaros e João Melo Filho estão funcionando no modelo sentinela até o fim de março, de segunda a sexta, em caráter emergencial. Além dos atendimentos rotineiros pela manhã, as equipes estão prestando assistência prioritária aos pacientes com suspeita de dengue ou síndromes respiratórias das 14h às 22h.

E, para intensificar os esforços, neste momento especial de enfrentamento à dengue, as unidades Dr. Admário Silva Santos e Régis Pacheco também funcionarão em horário estendido, das 8h às 22h, neste e nos próximos dois sábados do mês de março.

Os pacientes identificados no atendimento nos postos, com sinais de alarme para o agravamento do estado de saúde, também estão sendo transferidos, com o suporte do SAMU 192, para as unidades hospitalares do município.

“Mais acesso à saúde”

O secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, informa que a decisão por ampliar o horário de atendimento de parte das unidades de saúde começou a ser pensada ainda em 2023.

“As unidades de saúde vão ficar dessa forma permanentemente. Ou seja, a população sempre vai ter esse acesso a essas unidades funcionando em horário estendido. Mas, ainda neste período emergencial, a gente vai aos sábados, no Admário e no Régis Pacheco, fazer o atendimento também até as 22h, para que a gente possa ajudar no período emergencial da dengue”, explicou Vinícius.

“E, passando o período emergencial da dengue, elas continuarão funcionando durante a semana até as 22h, e aos sábados até as 13h, para que a gente possa dar mais acesso à saúde da nossa população”, finaliza o secretário.





GRUPO "3" NO WHATSAPP:
whatsapp.com
SIGA NOSSO INSTAGRAM:
instagram.com/vitoriadaconquistanoticias
SIGA NOSSO THREADS:
threads.net/@vitoriadaconquistanoticias
GRUPO FACEBOOK . PARTICIPE!:
facebook.com/groups/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TIKTOK:
tiktok.com/@blogdomarcelo
SIGA NOSSO TWITTER:
twitter.com/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TELEGRAM:
t.me/blogdomarcelo
ESTAMOS NO GOOGLE NOTÍCIAS:
news.google.com/vitoriadaconquistanoticias





// Secom-PMVC.

Leia também no VCN: