WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

hospital samur

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Com apoio do Governo da Bahia, Semana Santa movimenta turismo religioso em várias cidades

Em Bom Jesus da Lapa, nos Caminhos do Oeste, cerca de 15 mil visitantes são esperados. O ponto alto da programação é a Via Sacra, quando moradores da cidade e romeiros sobem a gruta.

A Semana Santa é repleta de manifestações cristãs que movimentam o turismo religioso na Bahia. Salvador, Serrinha, Monte Santo, Bom Jesus da Lapa e Esplanada estão entre os municípios com maior frequência de visitantes no feriado. Na capital, a Arquidiocese de Salvador realiza celebrações tendo como ponto de partida a Catedral Basílica, no Centro Histórico. A programação religiosa é acompanhada de atividades culturais, reunidas no projeto “Semana Maior, a Semana Santa do Salvador”.

A Paróquia do Santo Antônio Além do Carmo também tem uma programação especial, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). “O governo vem investindo na divulgação do turismo religioso, especialmente no Carmo, que atrai muitos turistas. Eles acompanham tudo e levam as nossas tradições para o mundo”, relatou o conselheiro da Irmandade do Divino Espírito Santo, Paulo Silva.

Salvador está entre os três destinos mais procurados para o feriado, na plataforma de viagens Decolar.com. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), a média de ocupação hoteleira na cidade é de 70%. O segmento gastronômico da capital também registra bom movimento, seja pela procura dos estabelecimentos ou encomendas e delivery, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA).

Interior

Na quinta-feira (28), em Serrinha, na zona turística Caminhos do Sertão, mais de 20 mil pessoas participaram da Procissão do Fogaréu, que é Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. Levando tochas e velas acesas, os fiéis fizeram o trajeto entre a Catedral e a Colina de Nossa Senhora de Santana, para reviver o sofrimento de Jesus. Monte Santo, também no Sertão, tem como destaque a penitência da Sexta-feira da Paixão (29). Cerca de 10 mil pessoas devem participar da procissão, subindo a Serra do Araçá, até o Santuário de Santa Cruz.

Em Bom Jesus da Lapa, nos Caminhos do Oeste, cerca de 15 mil visitantes são esperados. O ponto alto da programação é a Via Sacra, quando moradores da cidade e romeiros sobem a gruta do Bom Jesus, com 90 metros de altura. Com estimativa de atrair cinco mil pessoas, a encenação da Paixão de Cristo, no município de Esplanada, na Costa dos Coqueiros, acontece na Sexta-feira Santa, com o apoio da Setur-BA. Considerado o maior do Litoral Norte e Agreste Baiano, o espetáculo é realizado há 27 anos. “O apoio da Setur-BA foi fundamental para mais uma edição do espetáculo em Esplanada, que atrai visitantes de municípios vizinhos, como Acajutiba, Conde e Entre Rios. Isso é fundamental para o desenvolvimento do nosso turismo religioso, que tem crescido nos últimos anos”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo de Esplanada, Guilherme Filgueiras.





GRUPO "3" NO WHATSAPP:
whatsapp.com
SIGA NOSSO INSTAGRAM:
instagram.com/vitoriadaconquistanoticias
SIGA NOSSO THREADS:
threads.net/@vitoriadaconquistanoticias
GRUPO FACEBOOK . PARTICIPE!:
facebook.com/groups/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TIKTOK:
tiktok.com/@blogdomarcelo
SIGA NOSSO TWITTER:
twitter.com/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TELEGRAM:
t.me/blogdomarcelo
ESTAMOS NO GOOGLE NOTÍCIAS:
news.google.com/vitoriadaconquistanoticias





// Ascom/Setur-BA / Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Leia também no VCN: