WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

FOTOS: Solenidade de formatura adiciona 48 guardas municipais em novo grupamento, em Vitória da Conquista

O Grupo de Patrulhamento Preventivo Comunitário (GPPC) será direcionado às ocorrências que envolvem grupos sociais mais expostos a situações de vulnerabilidade.

A Guarda Municipal de Vitória da Conquista realizou a solenidade oficial de formatura de mais uma subdivisão de seu efetivo, o Grupo de Patrulhamento Preventivo Comunitário (GPPC), na manhã desta sexta-feira (12). Com a presença da prefeita Sheila Lemos, a cerimônia aconteceu no auditório Lúcia Dórea, do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), e envolveu outras autoridades públicas e privadas, amigos e familiares dos formandos.

Após um curso preparatório intensivo que durou 35 dias, em regime integral e semi-integral, os 48 guardas do novo grupamento, agora, serão direcionados às ocorrências que envolvem grupos sociais mais expostos a situações de vulnerabilidade, como crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas em situação de rua e o público LGBTQIAPN+.

Preparada para assumir essa responsabilidade à frente do grupo, a comandante Wanária Ferraz reforçou o orgulho que sentiu ao receber tal convite. “Um dos princípios básicos da Guarda Municipal é a proteção de direitos, patrulhamento preventivo, junto à população, para além da proteção dos bens, serviços e instalações. Esse grupamento, em específico, é um anseio antigo da prefeita que, a partir de agora, estará em atividade: trabalhar mais próximo da comunidade, em nome dos mais vulneráveis. Eu estou lisonjeada por ser comandante dessa iniciativa, realizando também um sonho meu”, disse.

Para a prefeita Sheila Lemos, esse é o sentimento que deve ser carregado por todos os integrantes do grupamento. “Apesar de ser um trabalho de segurança, estamos lidando com pessoas. A Guarda Municipal entendeu isso, desde o dia 2 de junho de 2021, quando foi fundada. Segurança Pública se faz com todos os entes trabalhando pelo comum, com as políticas públicas funcionando bem e com harmonia entre os órgãos e setores. Nossa Guarda faz parte do sistema que garante que Vitória da Conquista seja a cidade mais segura da Bahia, além de ser a segunda melhor cidade do Nordeste para se viver”, exaltou a gestora, que aproveitou a comemoração para agradecer a dedicação: “Eu agradeço a todos vocês por se dedicarem ao aprendizado e ao cumprimento das responsabilidades de um servidor público. Também, agradeço e parabenizo às famílias por apoiarem cada um deles”.

“Emoção”

Convidada para ser oradora da turma, a recém-formada guarda municipal, Eva Costa, estava bastante emocionada e sinalizou o quanto teve as expectativas superadas: “Quando eu recebi o convite para compor esse grupo, tive um misto de sentimentos, mas hoje, olhando pra trás, me sinto feliz por ter aceitado. O curso superou nossos anseios e, a partir de agora, começa a realização de sonhos. Agradeço aos responsáveis pela formação, e aos meus colegas de turma por todo apoio e empenho”.

Também presente na solenidade, a dona de casa Regina Ferraz não conseguiu conter as lágrimas, orgulhosa por um familiar compor o grupamento. “Minha cunhada Wanária é um símbolo para a nossa família porque ela contribui com a população sem temer, realizando o sonho de todos nós”, disse.

“Nosso dever”

Durante a cerimônia de formatura, o comandante da Guarda Municipal, capitão Cristóvão Lemos, apresentou tanto o GPPC quanto as novas viaturas e o novo fardamento do grupo, e reforçou a importância da Guarda para a cidade. “A Segurança Pública é um dever do estado e direito e responsabilidade de todos; é feita por várias mãos, é uma corrente formada por vários elos. Hoje, o município de Vitória da Conquista, por meio da Guarda, apresenta o quarto grupo que compõe o nosso efetivo, com o viés comunitário, mais próximo da sociedade, para fortalecer ainda mais a segurança e ações humanitárias”, disse Lemos.

Desde a sua fundação, a Guarda Municipal tem atuado em ações ostensivas na segurança primária, o que colabora diretamente para prevenir casos de crimes mais graves. O GPPC vai se somar aos outros três subgrupos especializados já existentes na Guarda Municipal: o Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (GAMA), o Grupo de Ronda Escolar (GRE) e o Grupo de Proteção Preventiva Motorizado (GPPM).





GRUPO "3" NO WHATSAPP:
whatsapp.com
SIGA NOSSO INSTAGRAM:
instagram.com/vitoriadaconquistanoticias
SIGA NOSSO THREADS:
threads.net/@vitoriadaconquistanoticias
GRUPO FACEBOOK . PARTICIPE!:
facebook.com/groups/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TIKTOK:
tiktok.com/@blogdomarcelo
SIGA NOSSO TWITTER:
twitter.com/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TELEGRAM:
t.me/blogdomarcelo
ESTAMOS NO GOOGLE NOTÍCIAS:
news.google.com/vitoriadaconquistanoticias





// Secom-PMVC.

Leia também no VCN: