WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

sonnar

cmvc

hospital samur

vic park vitoria da conquista

diamantina toyota

secom bahia

secom bahia

pel construtora

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Exemplo para a Bahia: Mil castrações foram realizadas pelo Castramóvel da PMVC em sete meses de funcionamento

Objetivo é levar a cirurgia para o maior número possível de localidades cujos moradores não têm fácil acesso ao Casa, garantindo saúde e bem-estar dos animais.

Mil castrações de cães e gatos. Esse é o número registrado pelo Castramóvel – unidade itinerante do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa) – de maio até o momento. A ação foi implantada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), com o objetivo de levar a cirurgia para o maior número possível de localidades cujos moradores não têm fácil acesso ao Casa, garantindo saúde e bem-estar dos animais domésticos, ao prevenir doenças e atuar no controle hormonal, e daqueles bichos que moram nas ruas.

Em sete meses, foram mais de 1200 atendimentos em 23 localidades entre a cidade e a Zona Rural. Cães machos, gatos e gatas foram castrados. Antes de serem encaminhados para o procedimento, os animais passaram pela avaliação da equipe veterinária do Castramóvel.

Segundo a secretária municipal do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, a equipe está feliz com o resultado obtido. “Bater essa meta de mil castrações em seis meses é muito importante, porque atendemos animais de pessoas de baixa renda que não teriam condições de pagar e a castração é uma forma de diminuir o número de animais abandonados nas ruas do município, além de prevenir doenças como o TVT – Tumor Venéreo Transmissível Canino”, declarou.

A secretária explica que além dos bairros mais populosos, o Castramóvel prioriza localidades da Zona Rural devido ao número de animais que vivem na rua e sem acesso ao veterinário. “O Castramóvel é uma política pública que trabalha voltado para o bem-estar animal e a população tem gostado muito. Temos resultados extraordinários”, afirma Ana Cláudia.

E para que essa política pública seja exitosa, a gestão municipal investiu em equipamentos, profissionais qualificados e a facilidade de acesso. “Tivemos uma preocupação com a logística, os dias de atendimento, a equipe veterinária, que é formada por profissionais qualificados. Para atender as pessoas com maior eficiência e qualidade possível, uma equipe vai até o local por dois dias realizar o atendimento e, um dia antes, outra equipe vai preparar o local”, comentou a gestora, que promete atender todos os bairros de Vitória da Conquista com a unidade móvel.



Leia também no VCN: