WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

sonnar

cmvc

vic park vitoria da conquista

hospital samur

diamantina toyota

secom bahia

secom bahia

fainor

pel construtora

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Chuvas em Conquista: PMVC realiza novas vistorias em áreas de riscos e desobstrução em vários locais do município

Representantes e técnicos de diversas secretarias estão envolvidos no trabalho de vistoria e na busca de solução para as questões pontuais.

Na tarde desta terça-feira (14), voltou a chover em Vitória da Conquista conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). E o Comitê de Gestão de Crise, que já estava em campo desde cedo, realizou novas inspeções em 11 pontos impactados pelas chuvas nas zonas Urbana e Rural. Representantes e técnicos de diversas secretarias estão envolvidos no trabalho de vistoria e na busca de solução para as questões pontuais.

Entre as áreas monitoradas estão as avenidas: Crescêncio Silveira (Centro), Brumado (Brasil), Central (Comveima), Diogo Álvares, Francisco Sabino e Juscelino Kubitscheck (Vila América), Caracas (Jurema), além de ruas do loteamento Miro Cairo, Fazenda Paixão, Canal do Santa Cecília e bacia de detenção do Panorama.

O sistema de drenagem superficial da Avenida Brumado demonstrou capacidade adequada para suportar o elevado volume pluviométrico, mantendo o escoamento das águas pluviais dentro dos parâmetros previstos e evitando alagamentos. A Seinfra relata que o canal de drenagem operou de acordo com as especificações técnicas, garantindo a eficiência na condução das águas pluviais para os pontos de deságue. Já na Francisco Sabino, onde houve recalque e erosão em alguns pontos da avenida, o local foi devidamente sinalizado, interditado e uma lona foi colocada na região com instabilidade. A Emurc esclareceu que o buraco faz parte da obra e não tem nada a ver com as chuvas, mas enquanto o tempo não estabilizar, o serviço não será retomado.

Segundo a análise técnica, no canal de drenagem do Santa Cecília, apesar de ser uma área crítica no período de chuvas, a remoção de detritos e o processo de desobstrução realizados anteriormente pela Prefeitura favoreceram o escoamento da água acumulada, além de contribuir para a redução do nível da bacia. Ainda assim, o canal apresentou um significativo acúmulo de sedimentos e foi realizada uma nova limpeza para garantir o restabelecimento das condições ideais de funcionamento e assegurar a plena capacidade de escoamento hidráulico do sistema.

Nesta tarde, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) intensificou a retirada de terra no Parque da Lagoa das Bateias e em pontos esparsos no Alto Maron. As equipes também deram continuidade à operação Cata-Bagulho, mutirão de limpeza e poda de árvores.

Conforme dados da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), além da remoção galho caído na Escola Municipal Prof° Ernando dos Santos Paiva, no Jardim Valéria, também foi realizada poda das árvores na lateral da sede da Prefeitura e as equipes realizaram rondas pelo perímetro urbano.

Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), as equipes realizaram patrulhamento em diversas vias, no entanto, sem ocorrências relacionadas às chuvas nas últimas horas.

Zona rural

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDR) continua atendendo as famílias atingidas, e os Postos Avançados de Atendimento ao Cidadão (Paacs/Subprefeituras) trabalham na desobstrução de estradas e canais, realizando também a manutenção emergencial das estradas que estão intransitáveis.

Em José Gonçalves, foi realizada a retirada de objetos trazidos pela chuva nas entradas das manilhas e dos canais pluviais, abertura de canais para escoamento de água no Xavier e visita nas casas afetadas pelas chuvas, colocação de cascalho em um buraco na serra da Bela Vista que liberou o trafego na região. A equipe da secretaria realizou vistorias em todo o distrito.

Já na região de Inhobim, um dos pontos mais críticos é a estrada que liga o povoado de Matinha à sede do distrito Dantelândia. Nesta terça, uma equipe técnica foi ao local para realizar um diagnóstico preliminar da situação da estrada. Amanhã, está prevista a colocação de cascalho na estrada que liga Corta Lote a Poço Verde, para melhoria do tráfego de veículos. Já na Rua Manoel Xavier, em Dantelândia, a secretaria aguarda o escoamento da água para dar início a retirada de terra da via.

A equipe da Prefeitura esteve novamente no Povoado do Baixão II, localizado no distrito de Bate-Pé, mas é necessário aguardar a melhora no tempo para intervenção no local, visto que se encontra sem possibilidade de trabalho. A estrada principal do distrito ainda se encontra prejudicada pelas fortes chuvas, mas pode-se utilizar a estrada do Cavalo Morto, que se encontra apta para o tráfego. O Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão III continua monitorando e atendendo os munícipes de toda região.

Assistência às famílias atingidas pelas chuvas

As equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) seguem atendendo as ocorrências. Hoje, foi atendida mais uma família do Bairro São Vicente e uma família no Campinhos. No total são 46 famílias atingidas, sendo cinco desalojadas.

As famílias serão encaminhadas para acesso a serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social, como o aluguel social. Já a Guarda Municipal de Vitória da Conquista mantém-se em prontidão para atender às demandas de apoio aos órgãos de emergência. As ações estão sendo realizadas em conformidade com o planejamento estratégico de patrulhamento.

Manutenção nas escolas

A equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Educação (Smed) encontra-se em atuação nas unidades afetadas pelas chuvas, considerando, contudo, as limitações para intervenção junto aos profissionais. Hoje, os prédios atendidos foram: SMED, E. M. Domingos de Oliveira, E. M. Antônio Francisco Vasconcelos, E. M. Raul Pompeia e E. M. Vicente Cassimiro. A medida em que os profissionais forem finalizando as demandas, a Smed os encaminhará para as próximas unidades, conforme urgência.

Precipitações e alerta laranja

Conforme dados do Cemaden, a média de chuva nas últimas 6 horas foi de 1,39mm e, nas 12 horas, 1,51mm. Os pluviômetros da cidade apontam que o bairro com maior precipitação foi o Recreio, 2,36mm nas últimas 6h, seguido pelo Bruno Bacelar, com 2,19mm. Nas últimas 24h, choveu 1,91mm. No entanto, o município continua inserido na área com alerta laranja, que prevê chuvas intensas, segundo aviso publicado pelo Inmet. O alerta laranja emitido pelo Inmet prevê chuvas que podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos de 60 a 100 km/h. Além disso, há riscos de interrupção do fornecimento de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.



Leia também no VCN: