



VÍDEO: PRF apreendeu 6 motos furtadas na BR-116, uma em bagageiro de ônibus e 5 transportadas em cegonha
O condutor do ônibus informou que recebeu a encomenda no bairro do Brás, em São Paulo, sem saber detalhes sobre a origem ou documentação do veículo.
Uma sequência de operações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira (08), no km 677 da BR-116, em Jequié, desmascarou um esquema de transporte ilegal de veículos furtados que ligava São Paulo ao interior da Bahia. A ação, conduzida pelo Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da PRF, resultou na apreensão de seis motocicletas com registro de furto e chamou atenção para a engenhosidade dos métodos utilizados pelos criminosos.
?VÍDEO: PRF apreendeu 6 motos furtadas na BR-116, uma em bagageiro de ônibus e 5 transportadas em cegonha pic.twitter.com/2AEmB2U0mp
— Blog do Marcelo (@blogdomarcelo) May 10, 2025
A primeira intervenção ocorreu por volta das 13h40, quando uma equipe do GPT abordou um caminhão-cegonha que transportava diversos veículos. Durante a fiscalização, os policiais identificaram adulterações em cinco motocicletas embarcadas no veículo, todas com ocorrências de furto registradas em território paulista. Entre os modelos recuperados estão duas Honda XRE 300 Sahara, uma Honda CG 160 Start, uma Honda XL 700V e outra Honda CG 160. Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, os veículos haviam sido embarcados em Igarapé (MG) e tinham como destino Ibimirim (PE). Assista:
Horas depois, às 17h, uma nova abordagem reforçou a suspeita de que a região se tornou rota estratégica para o tráfico de veículos furtados. Desta vez, uma motocicleta Honda CG 160 Titan foi encontrada acondicionada no compartimento de bagagens de um ônibus interestadual que fazia a linha entre São Paulo e Poções (BA). Após análise detalhada, os policiais constataram sinais claros de adulteração nos elementos identificadores do veículo, que havia sido furtado no dia 28 de abril de 2025, na cidade de Praia Grande (SP).
O condutor do ônibus informou que recebeu a encomenda no bairro do Brás, em São Paulo, sem saber detalhes sobre a origem ou documentação do veículo. Já o motorista da cegonha relatou à equipe que seguiu instruções de seus superiores para coletar as motocicletas em Minas Gerais, desconhecendo qualquer irregularidade. Ambos os casos foram encaminhados à Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Jequié para adoção das medidas legais cabíveis. As apreensões destacam a atuação cada vez mais especializada do GPT da PRF na identificação de crimes relacionados ao transporte rodoviário. Além disso, chamou a atenção a diversidade de métodos empregados pelos criminosos: enquanto algumas motocicletas eram transportadas de forma ostensiva em plataformas de cegonhas, outras eram cuidadosamente escondidas em compartimentos de bagagem de ônibus, dificultando sua detecção durante fiscalizações rotineiras.