WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

sonnar

diamantina toyota

cmvc

secom bahia

vic park vitoria da conquista

secom bahia

fainor

unimed sudoeste

pel construtora

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Conquista: Saiba como o Simtrans e a Guarda Municipal atuarão durante o atendimento a ocorrências de trânsito, com vítimas

Ao tomar conhecimento da ocorrência, os agentes de Trânsito e da Guarda Municipal vão se deslocar, preferencialmente, em conjunto, até o local do acidente.

A Prefeitura de Vitória da Conquista publicou no Diário Oficial do Município desta terça-feira (17), o Decreto nº 23.742/2025, que estabelece os procedimentos para atuação dos agentes municipais de Trânsito, com apoio da Guarda Municipal, em acidentes envolvendo vítimas no município.

Continua após a publicidade:



O decreto considera, entre outras coisas, a criação do Centro de Controle e Operações Municipal, denominado “Muralha Digital, e a necessidade de estabelecer procedimentos claros e padronizados para a atuação desses profissionais, buscando a preservação da vida e a redução dos danos decorrentes de acidentes de trânsito.

Segundo o documento, ao tomar conhecimento da ocorrência, os agentes de Trânsito e da Guarda Municipal vão se deslocar, preferencialmente, em conjunto, até o local do acidente e tomar as seguintes providências: promover o atendimento prioritário e o socorro às vítimas, acionando, se necessário, os serviços de saúde e emergência, e adotar medidas de segurança e sinalização adequadas para a preservação do local do sinistro, evitando o agravamento dos danos e novos sinistros. Além disso, cabe ao Simtrans garantir a segurança do local, através de sinalização eficiente, para prevenir outros acidentes e preservar a cena do crime.

Nos acidentes de trânsito com vítimas, os agentes de trânsito ou autoridades policiais poderão autorizar a remoção imediata dos feridos e dos veículos envolvidos, independentemente de exame do local, quando estes estiverem obstruindo a via pública ou representarem risco à segurança viária. Em caso de vítimas fatais, cabe aos agentes a preservação do local até a conclusão dos trabalhos periciais e o acionamento imediato da Polícia Civil para adoção dos procedimentos necessários. Para garantir o alinhamento operacional no atendimento e registro de acidentes com vítimas, os agentes municipais de Trânsito e a Polícia Rodoviária Federal participaram, este mês, de um treinamento com conteúdos teóricos e práticos voltados para qualificar esses profissionais na resposta e registro de acidentes.



Leia também no VCN: