WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

sonnar

diamantina toyota

cmvc

secom bahia

vic park vitoria da conquista

secom bahia

fainor

unimed sudoeste

pel construtora

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Conquista: Simtrans apresenta número de acidentes de trânsito após a municipalização do serviço, em junho

A maioria dos acidentes ocorreu na Zona Leste da cidade, com 20 registros. Na Zona Oeste, especificamente na Avenida Brumado e ruas adjacentes, sentido Anagé, foram contabilizados 9 sinistros.

Desde o dia 16 de junho, a responsabilidade sobre os acidentes de trânsito em Vitória da Conquista, com e sem vítimas, passou a ser do município, que atua por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), por meio do Simtrans, com o apoio da Guarda Municipal e do Samu 192.

Continua após a publicidade:



Apesar das festividades juninas, que costumam aumentar o fluxo de veículos e pessoas em Vitória da Conquista, o número de acidentes ficou dentro da normalidade segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). De acordo com a coordenadora de Trânsito, Fernanda Alves, foram registrados 29 acidentes com vítimas na primeira quinzena de junho, sem nenhum óbito. “As principais causas observadas foram imprudência, falta de atenção e desrespeito às normas de segurança viária”, informou Fernanda.

A maioria dos acidentes ocorreu na Zona Leste da cidade, com 20 registros. Na Zona Oeste, especificamente na Avenida Brumado e ruas adjacentes, sentido Anagé, foram contabilizados 9 sinistros. Na Zona Rural, não houve solicitações de registro de acidentes durante esse período. Sobre o procedimento da lavratura dos sinistros, a coordenadora informa que após o registro feito pelo agente em campo, o sinistro passa por uma triagem e validação no Núcleo de Sinistros de Trânsito da Semob. As informações são disponibilizadas aos cidadãos envolvidos na ocorrência e o prazo para retirada no setor de atendimento da Semob é de até cinco dias.

Motocicletas na cidade

Neste ano, segundo o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), Vitória da Conquista registrou um aumento de 2,44% na frota de motocicletas em comparação a 2024, quando o número de motos que circulavam pelo município era de 68.006. Atualmente, são 69.709 motos; entre esses veículos, 69.692 são convencionais e 17, elétricos.

O município registra 74.198 habilitações distribuídas entre as categorias A (específica para motocicletas, motonetas e triciclos), AB (para motos, carros e vans), AC (motos, caminhões e caminhonetes), AD (motos, micro-ônibus e ônibus) e AE (motos, veículos articulados e trailers).

Os homens são maioria, com 77,14% das habilitações, totalizando 57.234 documentos, enquanto as mulheres representam 22,86%, com 16.964 habilitações. Dessas, 69.069 são definitivas, das quais 67.582 estão válidas e 6.616 vencidas, sendo 1.722 de mulheres e 4.894 de homens. O número de habilitações provisórias chega a 5.129, com 4.556 em conformidade e 573 vencidas. Os habilitados que exercem atividades laborais remuneradas somam 18.326.

Campanhas educativas

A Semob promove anualmente a campanha do Maio Amarelo, que visa conscientizar autoridades e a sociedade sobre a importância de práticas responsáveis voltadas à mobilidade urbana e à segurança no trânsito, promovendo o respeito à vida. Paralelamente, o Simtrans realiza palestras em espaços públicos, empresas e escolas, abordando os perigos do trânsito e incentivando boas práticas para garantir a segurança de todos.



Leia também no VCN: