


VÍDEO: Penalizada pela Agerba, Viação Novo Horizonte relembra história e atuação ao longo de seus 60 anos
A campanha, que enfatiza o papel social da empresa, destaca o desafio logístico imposto pelas estradas precárias que conectam pequenas localidades.
Em meio a uma crise operacional e regulatória, a Viação Novo Horizonte divulgou nesta semana uma campanha institucional para reforçar sua imagem perante o público. O vídeo produzido pela empresa ressalta sua atuação em comunidades rurais de difícil acesso, onde, segundo a própria empresa, “nenhuma outra empresa chega”. A ação chama atenção por contrastar com a realidade jurídica da companhia, que vive suas últimas semanas de operação em diversos municípios.
Continua após a publicidade:
A campanha, que enfatiza o papel social da empresa, destaca o desafio logístico imposto pelas estradas precárias que conectam pequenas localidades. Entretanto, esse discurso positivo se choca com a decisão da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), que determinou a suspensão imediata das atividades da empresa a partir de 16 de agosto. Assista o vídeo da campanha, da empresa:
? VÍDEO: Penalizada pela Agerba, Viação Novo Horizonte relembra história e atuação ao longo de seus 60 anos na Bahia, e no Brasil pic.twitter.com/gwTCowZHhe
— Blog do Marcelo (@blogdomarcelo) July 23, 2025
Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, a medida da Agerba decorre de uma série de denúncias recebidas pela agência, entre elas falhas recorrentes no serviço prestado, envolvimento em acidentes e o descumprimento de acordos judiciais firmados anteriormente. Ao todo, 141 linhas de transporte intermunicipal serão desativadas, afetando o deslocamento de passageiros em cidades estratégicas como Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Bom Jesus da Lapa.
Diante do cenário, a Agerba abriu um chamamento público emergencial para que outras empresas do setor assumam as rotas críticas. A expectativa é de que os serviços sejam retomados já a partir de 22 de julho, visando minimizar o impacto sobre os usuários. A Viação Novo Horizonte ainda não se manifestou oficialmente sobre a decisão da agência, mas a campanha institucional parece buscar reforçar seu papel como uma prestadora de serviço indispensável, especialmente para regiões mais isoladas do interior baiano.