WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Conquista: Proteção e Defesa dos Animais é pauta de audiência pública a se realizar na Câmara Municipal

A iniciativa é do vereador Andreson Ribeiro (PCdoB), que destacou a necessidade de ampliar as políticas públicas voltadas ao bem-estar animal na cidade.

A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realiza, no dia 7 de agosto, às 19hs, audiência pública voltada à discussão sobre a criação e regulamentação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, bem como do Fundo Municipal Animal. A iniciativa é do vereador Andreson Ribeiro (PCdoB), que destacou a necessidade de ampliar as políticas públicas voltadas ao bem-estar animal na cidade.

Continua após a publicidade:



O parlamentar justificou a importância do debate, ressaltando que o município possui um expressivo número de animais, tanto sob cuidados de tutores quanto nas ruas, que demandam maior atenção por parte do poder público. Entre as ações necessárias, ele citou o cadastramento, castração, vacinação, controle de doenças, além de serviços de tosa, banho e atendimentos de urgência por traumas.

Ribeiro também destacou que muitas doenças que afetam os animais podem ser transmissíveis aos humanos, reforçando a relevância de políticas de saúde pública que envolvam o cuidado com os animais. Segundo ele, a criação de um Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais e de um Fundo Municipal dedicado ao tema possibilitará maior participação da sociedade na formulação e implementação dessas ações, promovendo uma gestão mais eficiente e transparente.

A audiência vai contar com a presença de representantes da sociedade civil, profissionais da área de saúde e proteção animal, além de vereadores e membros do executivo municipal. O debate busca reforçar o compromisso de Vitória da Conquista em avançar na proteção dos direitos dos animais e na promoção de uma convivência mais harmoniosa entre humanos e animais na cidade.

O ativista e militante da Causa Animal, Vitor Quadros, que integra a organização da atividade, afirma que o propósito da audiência, além do bem-estar animal, é sobre saúde pública, geração de renda, e redução de danos. “Causa animal e saúde pública são inseparáveis e vão muito além de cães e gatos. O tráfico de animais silvestres é o terceiro mais lucrativo do mundo. Só perde para o de drogas e armas. Outros crimes como aves sem registro engaioladas, rinhas clandestinas, animais em circos e zoológicos questionáveis ainda habitam nosso cotidiano. Práticas de tortura como touradas, farra do boi, rodeios e vaquejadas ainda são consideradas culturais. Exploração, abusos e maus-tratos”, declarou.



Leia também no VCN: