WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Julho Verde: PMVC e Hospital Samur promovem simpósio voltado à prevenção de câncer de cabeça e pescoço

Neste simpósio, o segundo realizado na cidade, estão sendo discutidas questões relacionadas à gestão, encaminhamento, regulação de pacientes com a doença.

Alertar a população sobre a importância de prevenir o câncer de cabeça e pescoço é a proposta da campanha nacional “Julho Verde”. E para discutir o assunto em Vitória da Conquista, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e o Hospital Samur realizaram, nesta sexta-feira (25), no auditório do Cemae, um simpósio voltado aos profissionais de saúde da região.

Continua após a publicidade:



A campanha nacional do Julho Verde é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e outras instituições, com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi instituída pela Lei nº 14.328/2022, que define julho como o Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, tendo o dia 27 como o Dia Mundial de Prevenção e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Neste simpósio, o segundo realizado na cidade, estão sendo discutidas questões relacionadas à gestão, encaminhamento, regulação de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, para que o tratamento aconteça previamente, com o aumento das chances de cura mediante o tratamento adequado. Foram convidados profissionais de 73 municípios da macrorregião sudoeste, pactuados com Vitória da Conquista, com a expectativa de participação de cerca de 300 profissionais.

Vice-prefeito de Vitória da Conquista e também médico, Aloisio Allan Fernandes participou da abertura do II Simpósio Julho Verde e destacou a importância das parcerias entre o poder público e o privado para uma melhor oferta de serviços de saúde à população. “O mais importante é o diagnóstico precoce das doenças, todas elas, mas principalmente as patologias oncológicas. Através dessa educação continuada, com parcerias, a gente procura evoluir este trabalho de prevenção”, afirmou Alan.

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, acrescentou que as parcerias são fundamentais para a formação e a prestação de um serviço cada vez melhor, sobretudo na alta complexidade. “O Hospital Samur tem uma parceria de contrato com a Secretaria Municipal de Saúde, no que se refere à alta complexidade. Estamos aqui com o objetivo de fortalecer a educação continuada dos nossos profissionais para cada vez mais aprimorar os nossos processos de trabalho e chamar a atenção de toda a sociedade sobre a importância da prevenção”, ratificou a secretária.

O primeiro palestrante foi o médico cirurgião de cabeça e pescoço, Uadson Araújo. Ele salientou que a conscientização sobre os fatores de risco, associados ao diagnóstico precoce, são cruciais para aumentar as chances de cura. “Uma expectativa, em nível de Brasil, é que existem cerca de 40 mil casos por ano e o detalhe em relação ao câncer de cabeça e pescoço é que 50% dessa população vão a óbito pela doença. Por ser uma doença de uma baixa prevalência, mas com uma incidência alta, é fundamental que a gente faça esse diagnóstico precoce porque a chance de sucesso do tratamento vai ser maior”, alertou o médico.

Para a médica participante, Thaís Aguiar, a campanha alerta para questões de saúde muito graves, sendo necessária a discussão e a participação de diversos profissionais. “É algo imprescindível para nós, médicos da atenção básica, que estamos ali na ponta, na porta, e recebemos vários pacientes com alguns sintomas, como algumas lesões na boca, alguns caroços, algumas alterações até para engolir alguns alimentos, então a gente precisa estar atento. Este evento veio em uma época importante e deverá agregar muito conhecimento”, complementou Thaís.



Leia também no VCN: