WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

vic park vitoria da conquista

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Polícia Civil prende em Poções golpista que aliciava idosos para fazer e se apropriar de empréstimos bancários

Durante as buscas em imóveis ligados ao suspeito, os policiais encontraram mais de 60 cartões bancários em nomes de diferentes pessoas, a maioria idosos.

Em uma operação coordenada pela Delegacia Territorial (DT) de Poções, com apoio da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil, a Polícia Civil da Bahia cumpriu, na tarde desta terça-feira (9), mandado de prisão temporária e busca e apreensão contra um homem, suspeito de aplicar golpes de estelionato contra idosos no município. A ação foi baseada em uma decisão judicial, expedida pela Vara Criminal de Poções.

Continua após a publicidade:



Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, a prisão foi deflagrada após três anos de investigações que revelaram um modus operandi cruel e sistemático: o suspeito e um grupo criminoso aliciavam pessoas da terceira idade, muitas vezes com promessas de auxílio financeiro ou falsas propostas de investimento, para que elas contratassem empréstimos bancários. Após a liberação dos valores, os idosos eram lesados, muitas vezes sem sequer perceberem que seus dados estavam sendo usados indevidamente — inclusive com selfies obtidas de forma ilícita para validar saques em contas digitais.

Durante as buscas em imóveis ligados ao suspeito, os policiais encontraram mais de 60 cartões bancários em nomes de diferentes pessoas, a maioria idosos, além de contratos de empréstimos fraudulentos, uma máquina de maquininha de cartão e diversos documentos pessoais. Chama atenção, ainda, a apreensão de dois equipamentos de Air Soft — réplicas de armas de fogo — e um conjunto de documentos de identidade (RG) falsificados, com numeração idêntica e fotografias trocadas, caracterizando crime de falsificação de documento público.

Além dos itens relacionados ao golpe, foram apreendidos um veículo Volvo e uma motocicleta Honda Biz, que estariam sendo utilizados no deslocamento do grupo para aplicar os crimes e coletar dinheiro das vítimas. A representação pela prisão temporária foi feita pela autoridade policial com base na gravidade dos fatos e na quantidade de boletins de ocorrência registrados ao longo dos últimos anos, todos com o mesmo perfil de vítima e método. A investigação aponta que o esquema gerou prejuízos vultosos aos idosos, muitos dos quais perderam economias de uma vida inteira.

Com o cumprimento da ordem judicial, o suspeito foi apresentado na delegacia local, onde foram realizadas as providências cabíveis, incluindo a comunicação formal da prisão à Justiça e a expedição de guias periciais para análise dos materiais apreendidos. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e prender outros envolvidos no esquema criminoso. O caso reforça a necessidade de atenção redobrada por parte de familiares e órgãos de proteção ao idoso, especialmente diante de ofertas financeiras suspeitas ou solicitações de dados pessoais por terceiros.



Leia também no VCN: