


Vitória da Conquista foi a cidade mais fria do Nordeste, nas últimas 24 horas, diz Inmet. Termômetros marcaram 8,9ºC
Bahia tem 9 das 10 cidades mais frias do Nordeste nas últimas 24h, segundo levantamento do Inmet. Conquista é seguida de Brumado e Itiruçu, também no Sudoeste.
Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, voltou a ser o epicentro do frio no Nordeste após registrar 8,9?°C na noite de sábado (2), a menor temperatura da região nas últimas 24 horas. A informação foi divulgada neste domingo (3) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e reforça a reputação do município, conhecido como a “Suíça baiana”, por conta de seu clima ameno em meio ao calor característico do Nordeste brasileiro.
Continua após a publicidade:
Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, a Bahia ocupou nove das dez posições no ranking das cidades mais frias do Nordeste, evidenciando o impacto de uma massa de ar polar que atua sobre a região. Além de Vitória da Conquista, municípios como Brumado, Itiruçu, Seabra e Lençóis, localizados nas regiões sudoeste e Chapada Diamantina, também figuraram entre os destaques com temperaturas abaixo dos 15?°C. Esta é a lista das 10 cidades mais frias do Nordeste:
- Vitória da Conquista, no sudoeste – 8,9 ºC
- Brumado, no sudoeste – 12,4 ºC
- Itiruçu, no sudoeste – 12,5 ºC
- Correntina, no oeste – 13,4 ºC
- Belmonte, no sul – 14,6 ºC
- Amargosa, no Vale do Jiquiriçá: 14,9 ºC
- Luís Eduardo Magalhães, no oeste – 15 ºC
- Irecê, na Chapada Diamantina -16,5 ºC
- Monteiro (PB) – 16,5 ºC
- Itaberaba, na Chapada Diamantina – 16,7 ºC
Apenas Monteiro, cidade localizada no sertão da Paraíba, conseguiu romper a hegemonia baiana e aparece como a única não-baiana entre as dez mais geladas do Nordeste. A onda de frio, embora intensa, deve começar a perder força nos próximos dias.
De acordo com o Inmet, até a próxima quarta-feira (6), as temperaturas devem oscilar entre 13?°C e 24?°C, com gradual aumento nas máximas. Mesmo assim, os moradores de cidades de altitude seguem sendo os mais afetados pelo clima ameno, especialmente durante a madrugada e o início da manhã.Vale lembrar que, já na última sexta-feira (1º), Vitória da Conquista havia aparecido no topo do ranking com 14,8?°C, mostrando uma tendência de resfriamento progressivo ao longo do fim de semana. A previsão é de que o fenômeno climático continue influenciando o cotidiano da população, especialmente em áreas rurais, onde o frio mais acentuado pode impactar atividades agrícolas e a criação de animais.