


Atenção: “Operação Gatonet” da Coelba removerá cabos de internet de provedores não autorizados em Conquista
Um portal online permite que qualquer pessoa verifique se o provedor de internet que utiliza está regularizado junto à Coelba.
A Neoenergia Coelba intensifica os esforços para garantir a segurança da rede elétrica na Bahia e anuncia a ampliação da Operação Gatonet, que agora será realizada de forma simultânea em 12 municípios do estado na próxima semana. A iniciativa tem como foco principal a retirada de fiações clandestinas de internet e telefonia que, além de ilegais, colocam em risco a integridade da infraestrutura de energia e a segurança da população.
Continua após a publicidade:
Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, a expansão do número de cidades atendidas reflete o crescimento no número de provedores irregulares identificados em diferentes regiões do estado. Entre janeiro e junho de 2025, a distribuidora já removeu 565 toneladas de cabos mal instalados — um aumento de 355% em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados evidenciam a gravidade do problema e a necessidade de ações mais amplas e coordenadas.
Os municípios contemplados pela operação são: Vitória da Conquista, Salvador, Barreiras, Camaçari, Candeias, Ipiaú, São Gonçalo dos Campos, Mirangaba, Jaguarari, Remanso, Gentio de Ouro e Ituaçu. A seleção foi feita com base em levantamentos técnicos que apontaram alto índice de instalações não autorizadas, muitas vezes realizadas por empresas que atuam sem a devida vistoria ou autorização da Coelba.
Além das ações de campo, a distribuidora lançou um novo recurso digital para fortalecer o papel do consumidor. Um portal online permite que qualquer pessoa verifique se o provedor de internet que utiliza está regularizado junto à Coelba. O acesso à lista de empresas autorizadas pode ser feito diretamente pelo site: https://www.neoenergia.com/web/bahia/provedores . A medida visa empoderar os usuários, ajudando-os a evitar contratos com operadoras que podem ter o serviço interrompido a qualquer momento.
Para os provedores que ainda não estão em conformidade, a Coelba disponibilizou um canal exclusivo de atendimento: o e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com . Por meio dele, empresas podem sanar dúvidas, solicitar orientações e iniciar o processo de regularização, evitando a remoção de seus equipamentos durante as fiscalizações. A distribuidora reforça que o uso compartilhado de postes é permitido por legislação federal, por meio das Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). No entanto, as empresas interessadas precisam cumprir rigorosos critérios técnicos, de segurança e manutenção. O descumprimento pode resultar em multas, suspensão de operação e até responsabilização por acidentes decorrentes de instalações precárias. A Operação Gatonet faz parte de um esforço contínuo da Neoenergia Coelba para reduzir falhas no sistema elétrico provocadas por interferências externas e garantir um serviço mais seguro e confiável para os cerca de 15 milhões de baianos atendidos pela empresa.