


VÍDEO: Iate “0km” avaliado em R$ 5,1 milhões afunda minutos após ser lançado no mar. Veja as imagens
Apesar do susto, o proprietário, o capitão e dois tripulantes conseguiram escapar nadando até a costa, sem sofrer ferimentos graves. O momento exato do naufrágio foi registrado.
Um iate de luxo chamado Dolce Vento, avaliado em 700 mil euros (cerca de R$ 5,1 milhões), afundou menos de 15 minutos após ser lançado ao mar na costa da cidade de Zonguldak, no norte da Turquia, na terça-feira, 2. A embarcação, de aproximadamente 25 metros de comprimento, havia acabado de iniciar sua viagem inaugural quando sofreu um grave acidente, virou e submergiu parcialmente nas águas do Mar Negro.
Continua após a publicidade:
Apesar do susto, o proprietário, o capitão e dois tripulantes conseguiram escapar nadando até a costa, sem sofrer ferimentos graves. O momento exato do naufrágio foi registrado por testemunhas com celulares e rapidamente se espalhou pelas redes sociais, gerando comentários sobre a estrutura e os procedimentos de segurança envolvidos no lançamento da embarcação. As imagens mostram um dos ocupantes subindo no casco quase completamente submerso antes de pular em direção à margem. Em instantes, a proa do iate desaparece sob as ondas, enquanto equipes de emergência ainda se deslocavam para o local. Assista:
#DolceVento is a motor yacht with an overall length of 24 m. The yacht is the largest built by Medy?lmaz Shipyard from Turkey, who launched Dolce Vento in 2025. The superyacht has a volume of 160 GT, has a steel hull and a steel superstructure.https://t.co/FqFaN1nLIt pic.twitter.com/synkRUC07j
— Claudia Lozano ? (@clokslozano) September 4, 2025
Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, a embarcação foi construída no estaleiro Med Yilmaz, localizado em Eregli, e havia sido entregue ao proprietário em Istambul poucos dias antes do incidente. O estaleiro confirmou que uma investigação interna será conduzida para identificar as causas do acidente, com foco em possíveis falhas técnicas ou problemas estruturais durante a construção.
Equipes da guarda costeira e do porto de Zonguldak foram imediatamente acionadas para isolar a área, auxiliar no resgate e iniciar os trabalhos de recuperação do iate. Autoridades locais destacaram que não houve danos ambientais significativos até o momento, mas continuam monitorando a situação. O caso repercutiu internacionalmente, sendo destacado por veículos como o jornal britânico The Sun, que classificou o episódio como um “fracasso monumental” para o setor naval turco. Enquanto isso, o destino do Dolce Vento — cujo nome significa “Vento Doce”, em italiano — pode estar selado: especialistas acreditam que o prejuízo seja irreversível, mesmo que a embarcação seja resgatada.