WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
diamantina toyota

secom bahia

vic park vitoria da conquista

pmvc

secom bahia

cmvc

pmvc

fainor

pel construtora

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Ação heroica: Guarda Municipal realiza manobra de desengasgo e salva vida de bebê em Vitória da Conquista

O fato aconteceu na Avenida Santa Catarina, no bairro Patagônia. Os guardas são treinados em ações de primeiros socorros.

Para quem acredita que à Guarda Municipal cabe apenas zelar pelos bens, serviços e instalações municipais, realizar policiamento ostensivo e comunitário, e atuar na proteção do patrimônio público, incluindo o ecológico, histórico e cultural, está enganado. As ações da GM de Vitória da Conquista vão muito além. Na noite de segunda-feira (8), por exemplo, uma equipe da Guarda salvou a vida de uma bebê de 10 meses que estava engasgada.

Continua após a publicidade:



A guarnição da Guarda Municipal, que estava próxima ao local, foi acionada por uma transeunte. Imediatamente, a equipe, composta pelos guardas municipais Mariano, Ferraz e Santos, realizou a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros usada para desobstruir as vias aéreas em caso de engasgo, e a criança voltou a respirar. O fato aconteceu na Avenida Santa Catarina, no bairro Patagônia. Segundo o comandante da Guarda, Cristóvão Lemos, a corporação tem também função de proteção social preventiva, de proteção dos direitos humanos fundamentais e, principalmente, de preservação da vida. A GM opera 10 viaturas, 24 horas por dia, com patrulhamento ostensivo comunitário. Cerca de 85% das chamadas são atendimentos à população, especialmente de emergência.

Esse tipo de atendimento faz parte da formação dos guardas, de acordo a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Eles passam por treinamentos com o Corpo de Bombeiros e o SAMU 192. “É um processo de formação continuada, com competências específicas. Dessa forma, foi possível o atendimento rápido à criança que, após expelir o alimento que estava obstruindo as vias aéreas, voltou a respirar”, disse Lemos.

A GM de Vitória da Conquista foi instituída por meio da Lei 2.369 de 23 de janeiro de 2019, e entre suas finalidades estão planejar, coordenar e executar as ações e as atividades de prevenção à violência, proteção e valorização do cidadão e da proteção patrimonial dos bens, serviços e instalações do Poder Público Municipal, em conformidade com os princípios e competências previstos na Lei Federal nº13.022, de 8 de agosto de 2014, que institui o Estatuto Geral das Guardas Municipais, e com seu Regimento Interno. A Guarda tem sua sede localizada na Rua Dom Climério de Andrade, nº 108, bairro Recreio, e atende pelos telefones:153/ (77) 3421-9671 e também pelo e-mail: guardamunicipal@pmvc.ba.gov.br.



Leia também no VCN: