


Alerta na Bahia: Homem morreu por ingestão acidental de metanol. Sesab investiga qual bebida foi consumida
Apesar da suspeita inicial, as secretarias de Saúde do Estado (Sesab) e do Município ressaltam que o caso ainda está em análise.
Um homem de 56 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (3) em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, com suspeita de intoxicação por metanol. O óbito ocorreu após o paciente dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, onde não resistiu à gravidade do quadro clínico. Ainda segundo apurado pelo Blog do Marcelo, as circunstâncias que levaram à morte estão sendo investigadas por equipes da Vigilância Epidemiológica estadual e municipal.
Continua após a publicidade:
Apesar da suspeita inicial, as secretarias de Saúde do Estado (Sesab) e do Município ressaltam que o caso ainda está em análise. Amostras biológicas foram coletadas e enviadas para exames laboratoriais, cujos resultados devem ser divulgados em até sete dias. Somente então será possível confirmar ou descartar a presença de metanol no organismo da vítima.
Diante do caráter potencialmente grave da substância — usada industrialmente e extremamente tóxica se ingerida —, a Sesab reforça que já havia emitido alertas preventivos a todas as unidades de saúde, tanto públicas quanto privadas, orientando sobre a necessidade de identificar sintomas compatíveis com intoxicação, como distúrbios visuais, náuseas, confusão mental e dificuldade respiratória. Qualquer caso suspeito deve ser notificado imediatamente para agilizar a resposta sanitária.
O Governo da Bahia informou que uma reunião emergencial foi convocada entre as equipes de vigilância sanitária do Estado e do município, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública, para aprofundar as investigações e mapear possíveis fontes de exposição à substância. A parceria visa garantir um rastreamento eficaz e evitar novos casos. As autoridades estaduais também destacaram manter contato constante com o Ministério da Saúde e com órgãos de vigilância de outros estados, onde já foram registrados casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol. A situação é monitorada diariamente para ajustar as medidas de contenção e proteção à população. Até o momento, este é o primeiro caso sob investigação no estado com essas características, mas as secretarias reforçam a importância da atenção redobrada e da busca rápida por atendimento médico em situações de mal-estar após ingestão de bebidas caseiras ou produtos não regulamentados.