WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

pmvc

sonnar

cmvc

vic park vitoria da conquista

diamantina toyota

pel construtora

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Conquista: Obras de empreendimento inédito, voltado para o público 50+, recebem visita da prefeita Sheila Lemos

Um dos idealizadores do projeto, o engenheiro civil Rafael Schittini, explicou que o empreendimento atende a uma demanda de mercado, e acompanha o crescimento de Vitória da Conquista.

Empreendedores da área de construção civil de Vitória da Conquista, setor responsável pelo crescimento de 27,3% dos empregos formais no último ano, apresentaram a representantes do Governo Municipal, na manhã desta terça-feira (7), um empreendimento imobiliário voltado exclusivamente para o público acima de 50 anos (50+), o “Residencial Horto Senior”.

Continua após a publicidade:



O conceito é pioneiro na Bahia e considera o contexto atual do Brasil que, segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está passando por um rápido envelhecimento populacional, com a população de idosos quase duplicando entre 2000 e 2023, e a idade média subindo para 35,5 anos em 2023.

Um dos idealizadores do projeto, o engenheiro civil Rafael Schittini, explicou que o empreendimento atende a uma demanda de mercado, e acompanha o crescimento de Vitória da Conquista, a melhor cidade para se viver na Bahia. “Entendemos que existia essa necessidade no mercado e lançamos esse conceito. O empreendimento visa trazer qualidade de vida para esse público e segurança durante essa etapa da vida”, disse. De acordo com o arquiteto Maurício Munõz, toda a estrutura é pensada para a independência desse público-alvo: “Nós trouxemos essa ideia de trazer pessoas que têm o mesmo objetivo de vida nessa idade”.

Acompanhada pelo secretário da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva, e de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, a prefeita Sheila Lemos destacou que essa é uma tendência no Brasil, já presente no eixo Rio-São Paulo. “Tivemos a oportunidade de visitar as residências e a área comum, constatando a beleza e o potencial desse projeto que propõe um novo padrão de moradia para pessoas com mais de 50 anos. Certamente se tornará uma referência para a nossa cidade”, disse a prefeita Sheila Lemos, que é incentivadora de novos empreendimentos que venham a contribuir para o desenvolvimento e geração de emprego e renda no município.

Desenvolvimento de Vitória da Conquista nos últimos anos

Referência na região Sudoeste da Bahia e Norte de Minas Gerais nas áreas de saúde, educação e comércio, Vitória da Conquista é considerada a melhor cidade para se viver na Bahia, segundo as avaliações do IDMG e do Índice de Progresso Social (IPS).

Para além disso, nos últimos anos, o município tem se destacado com ações de desenvolvimento sustentável e exploração do potencial turístico. Essas iniciativas têm atraído cada vez mais pessoas que buscam novas oportunidades, boa qualidade de vida e possibilidade de planejar um futuro com mais segurança.

De acordo com o levantamento que aponta das Projeções e Estimativas da população brasileira em 2025, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Vitória da Conquista apresenta uma população estimada de 396.613 pessoas, um aumento de 2.589 pessoas (aproximadamente 0,6%) em relação à estimativa publicada em 2024. Já em relação ao Censo Demográfico de 2022, que indicava a população da cidade em 370.879 pessoas, o crescimento foi de 25.734, ou 6,9%.

E, quando se fala de emprego e renda, o município conta com incremento de 652 novas empresas na cidade durante o ano, de acordo com pesquisas recentes da Caravela Dados e Estatísticas. De janeiro a agosto de 2025, foram registradas 29,1 mil admissões formais e 26 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 3068 novos trabalhadores, especialmente nos setores de comércio, serviços e construção civil. Este desempenho é inferior ao do ano passado, quando o saldo foi de 4353. Na região, este é o melhor desempenho em termos absolutos, considerando a geração de vagas pelo tamanho da população.



Leia também no VCN: