


Conquista: Castramóvel está atendendo cães e gatos de tutores do loteamento Vila Serrana, neste sábado
Cães machos, gatos machos e fêmeas poderão passar pelo procedimento cirúrgico de castração, realizado gratuitamente.
Neste sábado (18), o Castramóvel – unidade móvel do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa) – estacionou na praça da Via Local 1, Vila Serrana 1, para atender animais de tutores da localidade. Cães machos, gatos machos e fêmeas poderão passar pelo procedimento cirúrgico de castração, realizado gratuitamente. A ação visa o controle da população de animais de rua e a prevenção de doenças.
Continua após a publicidade:
A garçonete Lucy Silva aproveitou a iniciativa para levar o gato Chicão, resgatado pelo filho dela há 1 ano, para castrar. “Eu acho o Castramóvel uma maravilha. Eu gosto muito de cuidar de bichos, cuido deles na rua mesmo. Tempos atrás precisei pagar para castrar um gato e pesa muito no orçamento de quem não tem. Então, esse serviço de graça e perto da nossa casa é muito melhor”, disse a moradora, que reside no bairro há 10 anos.
Protetora de animais que já resgatou mais de 100 deles das ruas, Cleane da Conceição levou o cão Sadan para passar pelo procedimento. “Para mim, é uma questão de conscientização. Aqueles tutores que não têm como se deslocar para levar os animais até à clínica podem receber perto de casa esse atendimento para seus animais. É muito importante castrar os animais porque evita doenças, a procriação, o aumento da população animal de rua, e o abandono. Espero que todos tenham essa consciência”, disse Cleane.
A estagiária de Medicina Veterinária que atua na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Rebeca Gomes, explicou a importância da castração para a saúde dos animais. “A castração para as fêmeas, principalmente, é muito importante porque pode evitar câncer de mama, outros tipos de tutores, a infecção uterina. Em macho, evita tumores de testículos, de próstata, que eles fiquem ‘marcando território’ com o xixi. Tudo isso a gente consegue evitar com a castração dos animais”, afirma.
Orientações para tutores
O pós-cirúrgico é de responsabilidade dos tutores, que devem seguir as recomendações dos veterinários. O tratamento inclui, por pelo menos 10 dias, antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e cuidados com o curativo.
Informações importantes
- Os atendimentos começam às 9h;
- É necessário apresentar RG (original e cópia) e comprovante de residência;
- Os animais devem estar em jejum de 12 horas de comida e 2 horas de água;
- São castrados cães machos e gatos machos e fêmeas diretamente no Castramóvel;
- As cadelas só podem ser atendidas mediante agendamento no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), localizado na Avenida Brumado.