Conquista: Abandonada e sob risco de desmoronamento, antiga delegacia da Praça Sá Barreto será demolida
Segundo a Defesa Civil, o abandono do imóvel é de responsabilidade do governo estadual, que tem sido sistematicamente notificado sobre os perigos.

O que era um alerta de risco tornou-se um perigo iminente na manhã desta sexta-feira (31), em Vitória da Conquista. A Defesa Civil municipal foi forçada a isolar a área no entorno do prédio histórico de 104 anos, localizado no bairro Alto Maron, que abrigou a primeira delegacia da cidade. A estrutura, pertencente ao Governo do Estado, está em franco desmoronamento, ameaçando a segurança de quem transita pelo local.
Continua após a publicidade:
O estopim para a interdição da rua foi a queda de parte de uma calha nesta semana, o último estágio de um processo de deterioração que o órgão municipal tenta frear há meses. Segundo o agente Gabriel, da Defesa Civil, o abandono do imóvel é de responsabilidade do governo estadual, que tem sido sistematicamente notificado sobre os perigos. “A gente já vem apresentando notificações ao governo do estado desde o final do ano passado”, desabafou o agente.

O que começou com problemas na cobertura evoluiu para o desprendimento de reboco e, agora, para o colapso de partes da estrutura. “Essa semana ficou bem grave e aí a gente promoveu o isolamento”, explicou Gabriel. Apesar dos alertas formais e da busca por apoio junto a outras instâncias, como a Polícia Civil, a resposta do estado nunca veio. “Não temos tido uma devolutiva. A gente não pode mais esperar pelo governo do estado”, completou o agente, demonstrando a frustração do município. A situação é ainda mais crítica pois, segundo apurado pelo Blog do Marcelo, já existia um pedido para a demolição do prédio, que não foi atendido. Agora, o patrimônio histórico desmorona por conta própria, vítima do abandono. Enquanto a burocracia estadual não oferece solução, a Defesa Civil de Vitória da Conquista monitora a estrutura e mantém a área isolada para proteger a população. Com informações do Blog do Léo Santos.














@vitoriadaconquistanoticias
Grupo WhatsApp