WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
diamantina toyota

pel construtora

pmvc

cmvc

unimed sudoeste

secom bahia tempo

sonnar

vic park vitoria da conquista

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Urgente: Após “calorão”, começa a chover forte em Vitória da Conquista. Defesa Civil entrou em estado de alerta

Equipes estão de prontidão para atender a eventuais ocorrências, focando especialmente em áreas com risco de alagamentos e deslizamentos.

O cenário previsto pelos institutos de meteorologia se confirmou no final da tarde deste domingo (9), quando uma chuva forte começou a atingir Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. Imediatamente, a Prefeitura Municipal e a Defesa Civil (Compdec) entraram em estado de atenção para monitorar os possíveis impactos do temporal na zona urbana e rural.

Continua após a publicidade:



Equipes estão de prontidão para atender a eventuais ocorrências, segundo apurado pelo Blog do Marcelo, focando especialmente em áreas com risco de alagamentos e deslizamentos. A precipitação já era esperada. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia atualizado no sábado (8) um Alerta Laranja de perigo, válido para Conquista e uma vasta faixa do território baiano até as 23h59 deste domingo. A previsão indica volumes de chuva que podem variar entre 30 e 60 mm por hora, ou acumular de 50 a 100 mm ao longo do dia.

O alerta não se restringe à água: há previsão de ventos intensos, com rajadas que podem atingir de 60 a 100 km/h. Essa combinação aumenta o risco de transtornos como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Na última sexta-feira (7), cidades da região, como Caetité e Itambé, já haviam sofrido estragos causados por fortes chuvas, que vieram acompanhadas de granizo.

Recomendações e Contatos de Emergência

Para prevenir acidentes, a Defesa Civil Municipal orienta a população a tomar precauções. Deve-se evitar abrigo debaixo de árvores durante a ventania e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que correm risco de queda. Dentro de casa, a recomendação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos que estejam ligados à tomada. Em caso de emergência, a Compdec pode ser acionada pelo número 199 ou pelo telefone fixo (77) 3229-3456. Também está disponível um canal de atendimento via WhatsApp: (77) 98856-5070.



Leia também no VCN: